Nos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, CBDU e FUSC iniciam projeto de cooperação

Parceria inclui intercâmbio dos estudantes-atletas entre os dois países

Carlos Eloy, 12 de Março, 2024 - Atualizado em 12 de Março, 2024

Foto: CBDU

 


A diretoria da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) participou na última semana de uma reunião com Wang Zhiwei, conselheiro da Embaixada da China no Brasil, para dar continuidade ao processo de parceria entre o Brasil e a China por meio da CBDU e da Chinese University Sports Federation (FUSC).

Este é um ano especial para o projeto porque celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China. A Confederação vai assinar um memorando de cooperação para firmar um intercâmbio entre estudantes-atletas e treinadores.

O objetivo da parceria é fazer um intercâmbio entre estudantes-atletas e treinadores dos dois países no formato de training camp, para que os participantes possam trocar conhecimento e desenvolver habilidades.

Uma das ações já predefinidas é a vinda de atletas chineses para participarem como atletas convidados na edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2024 em Brasília.

“Esse tipo de cooperação bilateral é fundamental para o desenvolvimento do esporte e da educação. Sobretudo, quando se trata de dois países da importância do Brasil e da China. São projetos como esse que fortalecem não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também o desenvolvimento social do nosso país”, disse Luciano Cabral, presidente da CBDU.

O programa também focará em trocas na área acadêmica. A iniciativa será liderada pela Diretora de Esportes do Ministério da Educação da China e vice-presidente da FISU, Jin Liu, em cooperação com Cabral, que também é o primeiro vice-presidente da FISU.

Um novo encontro deve acontecer em junho, durante a realização dos Jogos do BRICS, tendo em vista que os dois países são protagonistas no grupo.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc