Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário recebe o título de cidadão honorário de Brasília

Carlos Eloy, 14 de Junho, 2023

 


Durante a noite desta quarta (14), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza sessão solene para conceder o título de cidadão honorário de Brasília ao desportista Luciano Atayde Costa Cabral por iniciativa do deputado Martins Machado (Republicanos). O evento tem início às 19h, no auditório da CLDF.

Luciano Cabral é presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A instituição, fundada em agosto de 1939, é a entidade máxima do esporte universitário no país e organiza os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Ex-atleta de judô e ex-árbitro da modalidade, Luciano Cabral tem graduação em Educação Física e Direito, além de especialização em treinamento esportivo e mestrado em gestão do esporte. Em 2004, foi eleito presidente da CBDU, tendo como missão imediata resgatar e estabilizar a sede da entidade em Brasília, no atual endereço da quadra 905, da Asa Norte.

Autor do requerimento que deu origem à solenidade, o deputado Martins Machado (Republicanos) salienta que "Luciano é um excelente profissional e um empresário conceituado, além de ter trazido grandes eventos para Brasília, como presidente da CBDU, colocando em definitivo o DF no centro da gestão e realização dos grandes eventos do esporte universitário brasileiro e internacional".

O parlamentar destaca ainda que Luciano contribuiu decisivamente para a cidade abrigar a edição dos JUBs de 2006, além de várias edições da Liga do Desporto Universitário, dos Jogos Universitários de Praia, do JUBs de Lutas, do Fórum Nacional do Esporte Universitário e da primeira edição do JUBs de e-sports. E, no âmbito internacional, ajudou a conquistar para Brasília o Mundial de Triathlon.

Em junho de 2023, a cidade de Brasília é palco de seletiva para a Universíade 2023, que será realizada em Chengdu, na China. Participam do evento esportivo mais de mil atletas, representantes dos 26 estados e mais o Distrito Federal.

com informações da assessoria de comunicação do deputado Martins Machado

Francisco Espínola - Agência CLDF

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc