Atleta, técnico e dirigente: a história de Antônio Silva (Pixilinga) com os JUBs

Carlos Eloy, 14 de Outubro, 2023 - Atualizado em 14 de Outubro, 2023

São Luís do Maranhão, 1981. Ali iniciava a trajetória de Antônio Vieira Silva, defendendo o estado de Sergipe nos Jogos Universitários Brasileiros. Desde então, são 28 edições de experiência como atleta, técnico, dirigente e membro da delegação sergipana.

Pixilinga, como é mais conhecido, jogava Futsal quando os JUBs ainda eram disputados por selecionados que representavam seus respectivos estados. Em 1982, mesmo ainda sendo atleta, chegou a representar a Federação Atlética de Estudantes em Sergipe, a FAES, numa Assembleia da CBDU em Fortaleza, Ceará.

“Fui quarto lugar nos JUBs de 1981, sendo reserva, e na edição de 1982, no Recife, já fui titular. Não podia reversão no futebol de salão, era um árbitro e dois bandeirinhas porque tinha impedimento. Em dezembro daquele ano, viajei pela primeira vez de avião. O presidente da FAES na época não podia ir para a reunião, e foi aí que começou meu envolvimento com gestão”, relembra.

Hoje com 63 anos de idade, ele participou de três Mundiais Universitários: como convidado em Fukuoka (Japão, 1995), e como funcionário da CBDU nas edições de Sicília (Itália, 1997) e Palma de Maiorca (Espanha, 1999). A inauguração da atual sede da confederação, em Brasília, também contou com sua presença.

 

Antônio Vieira da Silva, de Sergipe – Foto: Saulo Cruz / CBDU
 

Antônio lembra, por exemplo, de quando o atual presidente da CBDU, Luciano Cabral, era atleta. Posteriormente, a relação de ambos se estreitou quando presidiam as federações estaduais de Alagoas e Sergipe.

“Em 2002, o nome de Luciano começou a ser cotado para presidir a CBDU. Nos JUBs de Maceió, me recordo que Sergipe foi vice-campeão no futebol de salão. Tivemos destaques a nível nacional, mas a seleção brasileira acabou não viajando para disputar o Mundial”, disse.

Após cerca de dez anos sem comparecer à disputa dos Jogos Universitários Brasileiros, por questões de saúde, Pixilinga está em Joinville para a edição de 2023 da competição. Atualmente, ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Atlética de Estudantes em Sergipe.

Por: CBDU

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc