Programa Cidade Empreendedora do Sebrae capacita servidores da gestão municipal de São Cristóvão

Marcio Monteiro, 07 de Dezembro, 2022

 


Os servidores do município de São Cristóvão participaram, na manhã desta quarta-feira (07), de uma oficina referente a elaboração de termo de referência. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no qual o município sancristovense foi integrado no mês de setembro.

 

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto que busca transformar os municípios por meio da geração de um ambiente de negócios para o desenvolvimento, dinamizando a economia, e gerando emprego e renda para a população. Organizada em seis eixos estratégicos, a iniciativa do Sebrae aborda políticas como a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais e o empreendedorismo na escola.

 

Dividida em três capacitações, a manhã de quarta-feira contou com uma oficina sobre elaboração de termo de referência, enquanto na quinta-feira (08) acontecerá uma oficina sobre aquisição de produtos da agricultura familiar, pela manhã, e uma capacitação de estímulo a pequenos negócios, no turno da tarde.

 

De acordo com o diretor de indústria, comércio e serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), Márcio Monteiro, essas oficinas irão contribuir para a elaboração e otimização de tempo em projetos internos, além de ampliar o leque de pessoas atendidas pelos programas do município.

 

“O nosso foco é prestigiar o pequeno empreendedor ou agricultor para que ele possa crescer e até se formalizar se for o caso e se tornar um fornecedor constante da merenda escolar do município e poder atuar também prestando serviços, fornecendo produtos e estimulando uma economia com sustentabilidade em São Cristóvão”, disse.

 

Márcio Monteiro, diretor da indústria, comércio e serviço da Semdet

 

Durante a oficina, o palestrante e consultor do Sebrae, Sérgio Cintra, explicou a importância de se elaborar um bom termo de referência, como especificar e definir o produto que precisa ser licitado. Segundo ele, “o foco do eixo de compras do Cidade Empreendedora é fazer com que o dinheiro fique no município e que incentive o comércio local”.

 

Uma das servidoras participantes, a técnica da Semed, Sofia Feitosa, pontuou que essas oficinas servem para mostrar que a Prefeitura deve oferecer o melhor para a população a partir de um menor custo para a administração pública. “Nós iremos poder fazer isso de forma mais transparente, priorizando o que é colocado como princípio pela Lei º 14.133, trazendo temas da sustentabilidade para administração pública como eficácia, eficiência e para que assim, possamos efetivar esse tipo de ação das Prefeituras e dos órgãos públicos”, declarou.

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc