Caminhos da Serra de Itabaiana: conheça a rota que se tornou referência em turismo rural

Ellen Carvalho, 19 de Julho, 2022 - Atualizado em 19 de Julho, 2022

Em 2017, a turismóloga formada pela Universidade Tiradentes, Ellen Carvalho, iniciou uma série de pesquisas para a criação de novos roteiros turísticos em Sergipe. O fruto dessa busca resultou no projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, que se tornou referência de turismo rural no Brasil, faz parte dos roteiros do Projeto Experiências do Brasil Rural do Ministério do Turismo, além de ser comercializada por uma das maiores operadoras de turismo do País, a CVC.

A rota foi instituída em votação na Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Lei Ordinária nº 227/2021, de autoria das deputadas Kitty Lima e Maria Mendonça. “A Rota também é Lei Estadual, reconhecida como a primeira rota de turismo rural sergipano. É um roteiro de turismo rural com o objetivo de mostrar algumas experiências e vivências rurais em Itabaiana”, diz a responsável pelo projeto, Ellen Carvalho, também pós-graduada pela Unit.

“Levamos as pessoas para vivenciar o Parque dos Falcões, as Castanhas do Carrilho, a feira de Itabaiana, a casa de farinha, a Vila das Flores, o povoado Ribeira, a Casa de Acolhimento Irmã Dulce, o bairro Kiara, a gastronomia, os eventos e as tradições da cidade. Eu diria que a Rota veio para mostrar um turismo que estava adormecido. A partir dela, podemos mostrar vários outros roteiros rurais que foram desenvolvidas”, afirma.

Experiências do Brasil Rural

Em 2021, a rota Caminhos de Itabaiana esteve participando da seleção do projeto Experiências do Brasil Rural, fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF), mas não foi aprovada. Em 2022, veio a segunda edição e a rota foi selecionada para fazer parte dos roteiros nacionais.


“Participamos da primeira seleção mas não fomos contemplados e agora na segunda edição nós fomos selecionados. Vamos passar por uma série de qualificações, levantamento, diagnóstico, oficinas e uma série de eventos. No final do ano, uma equipe do Ministério do Turismo vai conhecer a rota, receberemos material de divulgação e a rota será divulgada no site e nas redes sociais do Ministério. É algo muito importante não só para o projeto, mas para Sergipe também, pelo fato de ter esse reconhecimento a nível nacional”, destaca a turismóloga.


Asscom Unit

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc