Ministério do Turismo insere a farinha de mandioca de Sergipe no Projeto Experiências em Itabaiana/SE

Ellen Carvalho, 07 de Novembro, 2022 - Atualizado em 07 de Novembro, 2022

 


Entre os dias 25 e 28 de outubro, representantes do Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense, estiveram em Itabaiana para conhecer de perto a farinha de mandioca de Sergipe que faz parte da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana que foi criada em 2020 com idealização da turismóloga Ellen Carvalho.

Foi a primeira rota de turismo rural criada em Sergipe e em 2021 se tornou Projeto de Lei de autoria da deputada Kitty Lima com aprovação por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Durante os roteiros da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, o turista pode acompanhar de perto e participar do trabalho de uma casa de farinha, na qual duas famílias de mulheres se revezam a cada semana para elaborar comidas típicas e, assim, garantir o sustento.

O projeto do Ministério do Turismo valoriza e fomenta a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais, com vistas à oferta de experiências memoráveis a visitantes. Ao final, os participantes têm suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes e meios de hospedagem.

Desde junho, os roteiros turísticos selecionados estão sendo acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio à comercialização.

Ao final, o roteiro contou com a visita do Chef de Cozinha Leo Zeca Amaral, que conheceu mais sobre os sabores e saberes singulares da região e cozinhar junto com a Chef local, Patrícia Góis, e compartilhou a cozinha e muitas histórias. O resultado desse trabalho pode ser conferido na série “Cozinha Show Itinerante – Experiências do Brasil Rural”, que será na página do MTur no Youtube.

A farinha de mandioca de Sergipe vai fazer parte de um livro de receitas que está sendo produzido com as novidades da 2°ª Edição do Projeto Experiências do Brasil Rural.

Assessoria

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc