O V Encontro de Escritores aconteceu em Monte Alegre de Sergipe.

Domingos Pascoal, 26 de Novembro, 2023 - Atualizado em 26 de Novembro, 2023

 


Na última sexta-feira, 24/12/2023, em alusão aos 70 anos de Emancipação Política do Município, aconteceu o lançamento da Antologia do V Encontro de Escritores Monte-alegrenses & Convidados (EEMAC), reunindo crianças, adolescentes, adultos e idosos em prol de uma ação em prol da cultura da leitura e escrita.

O EEMAC é um projeto construído pela sociedade civil em prol do incentivo e disseminação da leitura e escrita no município, estado e país. Assim, novas escritas são apresentadas e novos(as) escritores(as) revelados(as). Esse projeto surgiu em 2015 e é coordenado por Carlos Alexandre, Izaque Vieira, Márcia Fernanda e Marcos Antônio. Cabe salientar que nos anos ímpares ocorre o EEMAC e nos pares o Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe.

A Antologia desta edição contou com a participação de 190 escritores(as), sendo 69 escritores(as) monte-alegrenses, 68 de outras partes do nosso estado e país, 36 estudantes e 18 textos dos(as) ganhadores(as) do Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe. Cabe aqui destacar as localidades dos(as) escritores(as) (Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Aracaju, Paulo Afonso, Canhoba, Aquidabã, Gararu, Porto da Folha, Cristinápolis, Carmópolis, Poço Redondo, Governador Celso Ramos - SC, Lagarto, Estância, Dourado-MT, Itabaianinha, Santa Rosa de Lima, Santa Brígida-BA, Cedro de São João, Maribondo-AL, Bauru-SP, Maceió-AL, Palmeira dos Índios-AL,  Areia Branca, Vitória-ES, Nossa Senhora do Socorro, Rio de Janeiro, Picuí-PB, Coronel João Sá-BA, Belo Horizonte-MG, Fortaleza-CE, Salvador-BA, Santa Brígida-BA, Salgado, Malhador, Capela, São Cristovão e Santana-AP)

Um outro ponto que cabe destaque é a produção da capa da Antologia, pois ela é advinda de um Concurso realizado pela Comissão Organizadora com o intuito de escolher a arte que comporia a capa. Nessa edição do Concurso, o certame recebeu 20 artes criadas por monte-alegrenses e a Comissão após analisá-las acabou escolhendo a arte do jovem estudante José Vitor Silva Ferreira Santos por ela retratar com maior precisão os aspectos culturais, históricos e sociais do município.

Além disso, o EEMAC contou mais uma vez com o apoio Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe, através da prefeita Marinez Silva Pereira Lino. Assim, o valor das inscrições para os/as monte-alegrenses foi isento e haverá a doação de uma quantidade de exemplares para a Secretaria Municipal de Educação distribuir nas escolas municipais. Logo, crianças e jovens conhecerão as produções dos escritores locais e convidados.

A cerimônia iniciou com a apresentação do grupo musical de Poço Redondo-SE “Garotas e Cordas Stringgirls”. Em seguida, ocorreu o pronunciamento dos membros da Comissão Organizadora e da prefeita, houve recitações de poemas feitas por alguns(mas) escritores(as) presentes e a entrega dos exemplares e certificado de participação a cada escritor(a) participante. 

O evento contou com a presença da prefeita municipal, secretário geral Luciano Lino, secretário municipal de educação José Cleuso de Freitas, secretário municipal de administração e finanças Antônio Geraldo Oliveira, secretário municipal de saúde Evandro Silva, secretária de planejamento Joziene dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Inês Martins, vice-presidente da Academia Gloriense de Letras Lucas Lamonier, diretoras das escolas estaduais Marilene Pereira e Thaise Muller, procurador do município de Nossa Senhora da Glória Helton Porto, equipe diretiva e docente da Escola Municipal Durval Militão de Araújo – Salgado-SE, e da Escola Municipal Clotildes de Jesus Silva – Malhador – SE e aos membros do projeto “Manhã Literária” de Santa Brígida-BA.

Os membros da Comissão Organizadora agradecem à prefeita pela parceria desde a 2ª edição do EEMAC, à Thaise Muller Pontes, diretora do Centro de Excelência 28 de Janeiro, pela sessão do espaço para a realização dessa cerimônia de lançamento, como também, à Divulgraf, aos/às escritores(as) participantes e ao grupo musical de Poço Redondo Garotas e Cordas Stringgirls.

Lembre-se que a liberdade de escrever nos dará o domínio do mundo através da palavra. Desde já a Comissão Organizadora convida a todos e todas para produzirem seus textos e apresentarem no V Concurso Literário de Monte Alegre de Sergipe, em 2024.

 


Carlos Alexandre N. Aragão

Membro da Comissão Organizadora

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc