DITADURA, QUAE SERA TAMEN.

José de Almeida Bispo, 07 de Junho, 2023

Devagarinho, devagarinho, como não quer e querendo, ao menos a oligarquia sergipana – aquela que consegue deixar um estado pequenino muito menor ainda - marca mais um tento rumo à ditadura esclarecida; a dos especiais. Oligarquia, como se diz em grego.
Leio agora no início da tarde, no site do jornalista Jozailton Lima, JL Poliítica, artigo escrito por ele, que o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe foi reeleito para um segundo mandato.
Até aí, na minha modesta opinião, nada demais. A reeleição é um teste de manutenção de confiança num executivo, fator primordial a uma boa administração. E, mesmo que essa administração se refira à Casa legislativa maior do estado de Sergipe, é necessário que nela haja governabilidade com apoio entre os seus membros; confiança dos cidadãos sergipanos, seus financiadores e o menor grau de instabilidade, possível; logo, continuidade em certos níveis não só devem ser toleradas como desejadas.
Mas os mecanismos de “freios e contrapesos” não podem ser, jamais devem ser postos de lado. E, se, consagrou-se ao longo dos dois séculos de História, que a Mesa Diretoria tenha mandatos bienais, é porque essa foi a melhor forma de ser.
Uma antecipação de dois anos na eleição de uma nova Mesa é no mínimo uma temeridade. Se de repente o Estado entrar em situação de ebulição partidária, qual ou quais as garantias que terá de um mecanismo, político, obviamente, que reduza os prejuízos que sempre começam na tribuna e acaba na mesa dos cidadãos?
E para que essa medida tão esquisita à uma democracia, de antecipar eleições, sem motivos, senão os artifícios de controle total do poder? Evitar riscos de "aventureiros"?
Poder-se-ia dizer que isso é ditadura disfarçada. O “a bola é nossa” dos campos de pelada. Uma coisa é reeleição; outra é reeleição ou eleição injustificadamente antecipada.
Em tempo: a única ditadura bem sucedida de fato na História foi a de Otávio, em Roma, obviamente; que depois virou Augusto. E a seguir vieram Tibério, Calígula... Nero... Heliogábalo, etc., etc., e etc..

O que você está buscando?