A SEGUNDA CONQUISTA É DE AMOR E FRATERNIDADE

José de Almeida Bispo, 16 de Junho, 2023 - Atualizado em 16 de Junho, 2023

Desta vez não foi Cristóvão de Barros e seus famintos por escravos e terras. Também não vieram por mar e terra, carregados de robustos canhões e mosquetes, cuspindo ódio, ganância e crueldade; não! Mas, a conquista veio plena de amor, de devoção a Santa Dulce, e, como se a imitar os medievais versos da Feira do Castelo Escavado (mais ou menos) ou Scarborough Fair, vieram entre as areias da praia e as ondas do mar, a soprarem espumas mediante a gostosa brisa suave do mar oceano dos aventureiros de cinco séculos atrás.
Também, a segunda conquista não terminou aos pés do simbólica pequena serra do Pico, ou dos Três Picos, como chamada há 400 anos, com as escaramuças de uma sangrenta batalha; mas na Rua Jackson de Figueiredo, Centro de Itabaiana, onde fica a Maternidade São José, com louvores e agradecimentos.
Vieram, viram, e tanto gostaram que se somaram à VI Caminhada de Santo Antônio Fujão, uma comemoração à nossa cara lenda do nascimento de nossa cidade, à bendita sombra do santo português; tão forte que destronou as preferências eclesiásticas há três séculos em meio.
Obrigado aos pioneiros peregrinos do Caminho de Santa Dulce. Já estamos com saudades de vocês. Voltem sempre, sempre e sempre.
Uma felicíssima jornada plena de mansidão, contrição, relaxantes momentos e deslumbramento com essas coisas “que pra se ver direito, o cristão tem de andar a pé”, conduzida pelo zeloso e competente Anselmo Rocha, a longa caminhada que, pareceu, de fato, somente alguns passos, na direção de reconhecimento prático, inaugural, pioneiro daquele que veio para eternizar-se: o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, de Salvador à Itabaiana; de Itabaiana a Salvador.
Itabaiana, a cidade do primeiro milagre sente-se profundamente agradecida; mas certamente a Salvador – a velha Quirimure tupi – primeira capital do Brasil, também. Assim como todos os rincões desse pedaço de Brasil, redescobertos por essa pequena, simpática e afável legião de peregrinos, que em duas etapas, Salvador-Barra do Itarari, e Barra do Itarari-Itabaiana fez a viagem inaugural.
Que Deus, pela intercessão de Santa Dulce os abençoe; e que repitam mais e mais vezes.

"Coisas que pra 'mode' ver, o cristão tem que andar a pé" (Teixeira e Gonzaga - Estrada do Canindé)

Saudação de chegada.

O que você está buscando?