E VAMOS DE BIENAL

José de Almeida Bispo, 02 de Novembro, 2023 - Atualizado em 02 de Novembro, 2023

Pulando dois anos, devido a horrenda pandemia, que evidenciou despreparo total da humanidade se acaso se defrontar com uma muito maior e descontrolável, cá estamos nós de volta à estrada com uma festa, intrinsecamente cultural magnânima que é a Bienal do Livro.
Serão três dias, 15, 16 e 17 de dezembro, da 6ª bBienal; e que, façamos votos que nessa nova fase, depois do pioneirismo heroico que conduziu as cinco edições anteriores, agora se estabeleça um calendário fixo para a cada dois anos.
De uma coisa, tenhamos certeza: ficou grudada na cultura popular e é indispensável, não somente para Itabaiana, mas como para todo o Sergipe e até além.
A demora deste ano deve-se a dois fatores, especialmente: a desarrumação gerada pela pandemia da covid, e a demora, mais que compreensível dos gigantes que a tocaram, repito, heroicamente, em se decidirem em não mais poder fazê-lo.
Mas, tem coisas quem se nem entende por que, porém parecem ser providenciais. Como estar à frente da Academia Itabaianense de Letras, a atual presidenta, Josevanda Mendonça Franco. Intrépida, centrada, dinâmica e decisiva, com uma invejável bagagem de mais de três décadas na administração pública, sempre voltada para a Educação e Cultura, desde uma simples assessoria parlamentar à responsabilidades, como hora ocorre, à frente da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro, de onde já pilota duas entidades em nível federal, pertinentes à área.
Exatamente quando tudo se desenha para dar certo.
Não haveria outro caminho, que não a migração da administrsação da Bienal para uma entidade da Educação e/ou Cultura, depois do esplêndido lançamento das cinco edições anteriores.
Reconheça-se, o heroísmo apresentado pelo designer, empresário gráfico e entusiasta cultural, Honorino Jr; com as honoráveis companhias dos empresários da comunicação, Carlos Eloy e Jamisson Machado, e com nossos D. Quixote e seu Sancho Pança da atual explosão literária sergipana, Domingos Pascoal e Antônio Saracura... não teria como continuar. Haveria que mudar; e somente uma instituição - uma organização não governamental - para fazê-lo.
E eis que sucede a feliz conjuntura da Academia Itabaianense de Letras assumir a árdua tarefa, num momento crucial, com uma diretoria operosa, dentro da qual Antônio Saracura; com uma presidente com todas as ferramentas de uma grande administração; com o entusiasmo eternamente jovem de professores, alunos, autores, colaboradores, sem esquecer os colaboradores especiais, porque passantes do bastão; mas não abandonando a corrida.
Desenha-se a permanência do aspecto sempre crescente do evento, desde 2011.
Vamos trabalhar!
Receber Sergipe e além, de cancelas, porteiras, colchetes, passadiços, portas, portões, janelas e... braços e corações abertos.

Bem-vinda 6ª Bienal do Livro, 15, 16 e 17 de dezembro de 2023!
Bem vindo, Sergipe!

O que você está buscando?

mgid.com, 539646, DIRECT, d4c29acad76ce94f amxrtb.com, 105199704, DIRECT