Henrique Brandão Menezes: Um empresário dedicado aos sergipanos - Por Igor Salmeron

Igor Salmeron, 20 de Fevereiro, 2024

 


Henrique Menezes era filho de D. Helena Brandão Menezes e de Seu Manoel Aguiar Menezes, lendário empreendedor que fundou a Casa das Louças em 1928. Seus ascendentes começaram em Japaratuba com o avô Manoel A. B. de Menezes que possuíam um armazém de secos e molhados. Desde a tenra idade cresceu num ambiente que respirava trabalho. De entusiasmo indomável, Seu Henrique contagiava a todos com seu ardor e determinação.

Nascido num dia 31 de julho, estava no auge dos seus 85 anos bem vividos. Assumiu os negócios paternos no ano de 1956 como sócio depois vindo a diversificá-lo. Anos sucedâneos, em 1974, a Sociedade Anônima Manoel Aguiar Menezes – SAMAM, traz para Sergipe a Fiat Automóveis do Brasil, sendo o primeiro em Aracaju. A partir daí o vasto conglomerado não parou mais de recrudescer.

Destacou-se entre os prolíficos ramos de locação, agronegócios, plantio de coco, comercialização de produtos de concessionárias, bem como nas vendas de veículos novos e seminovos. Teve também a SAMAM Diesel, a Renovadora de Pneus Michelin, a Sergipe Veículos, a Concessionária Iveco, e com trabalhos à frente de marcas como a Honda, Jeep e Hyundai.

Não podemos deixar de mencionar a abertura constante de novas filiais e agroindústrias, em setores como açúcar e álcool. A empresa familiar SAMAM que havia começado com seus antepassados é genuíno orgulho para todos os sergipanos.

Era um ser humano raro, de sensibilidade ímpar. Seu otimismo era invejável e enxergava sempre a frente do seu tempo como é típico dos grandes homens. Os obstáculos não existiam para ele, pois os transpassava.

Na esfera doméstica contraiu belo matrimônio com D. Carmen Vieira Menezes com quem desfrutou de genuína união e companheirismo. Deixou 4 filhos, dentre os quais: Manoel Aguiar Menezes Neto (in memoriam) e Henrique B. Menezes Júnior que administra em dias hodiernos a empresa da sua família. Seu legado jamais perece, pois, suas valorosas lições de vida perdurarão diante da efemeridade do tempo.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc