A Memória Pública. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 07 de Março, 2024 - Atualizado em 07 de Março, 2024

 

É a cultura que cria a identidade das comunidades humanas.

Itabaiana é uma sociedade do século XVII, que rediscute o seu passado. Como chegamos até aqui? Quais os nossos valores, crenças e comportamentos.

A Cultura iniciou a postagem de vídeos contando a história das ruas de Itabaiana, com uma pequena biografia dos homenageados que as nomeiam. Um trabalho do historiador Almeida Bispo.

Algumas ruas centrais de Itabaiana, homenagem personagem estranhos a vida da cidade. As principais Praças são a Fausto Cardoso e João Pessoa. Fausto Cardoso vá lá, mas “João Pessoa”, paciência, esse político não diz nada sobre a nossa história.

A Cultura colocou em pauta recuperar a nossa memória pública. A sugestão foi do Historiador Wanderlei Menezes. Essa homenagem às mulheres é o início desse caminho.

Nesse 08 de março, doze mulheres que ajudaram a construir a cidade, serão homenageadas, no recinto do Shopping Peixoto. O objetivo é não cair no esquecimento. A civilização se alimenta da memória.

Simbolicamente, elas representam todas as mulheres de Itabaiana.

Maria Carreiro, Dona Irami, Cecilia Parteira, Tereza do Hospital, Maria Tavares, Josefa Rocha, Maria Pereira, Maria Tavares, Dona Ceiça, Maria Peixoto, Eulina Nunes e Thetis Nunes serão as homenageadas.

Todas deixaram um legado para Itabaiana. A escolha foi criteriosa. Sei que muita gente que merecia ficou de fora, mas, as escolhidas merecem muito.

A grandeza atual das mulheres Itabaianenses deve muito as mulheres do passado. Por aqui, a força das mulheres vem de longe.

No fundo, Itabaiana é um matriarcado. Todas as famílias possuem referências femininas. A mulher sempre teve um papel de vanguarda. São protagonistas da história.

O plano é fortalecer essa memória. Em breve serão os comerciantes, os caminhoneiros, os professores, os negros, entre outros grupos sociais.

Acho que o currículo das escolas municipais deve incluir a história de Itabaiana. A história não é uma curiosidade ociosa.

Sem passado não existe futuro.

Antonio Samarone.
Secretário Municipal de Cultura.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc