BRASIL VERDE A HORA É AGORA por Pedro Abel Vieira & Manoel Moacir Costa Macêdo

Manoel Moacir, 16 de Dezembro, 2022 - Atualizado em 16 de Dezembro, 2022

 


Para os formuladores de política econômica demercado, o Brasil é uma das economias mais fechadas do mundo. Para eles, a hora é agora de reverter essa situação pela via do meio ambiente, ou seja pela onda verde. O Brasil no curto prazo, pode se constituir numa potência verde mundial. Matriz energética limpa, fontes naturais de energia e a floresta amazônica. Oportunidades ímpares no cenário mundial.

Não se discute a soberania dos estados, ela está protegida pela legislação nacional e internacional. Acordos e parcerias são os meios da integração. No Brasil, os seus cinco biomas são protegidos pela Constituição Federal: Amazônia, pantanal, caatinga, cerrado e pampa. A caatinga é único genuinamente nacional. Todos sofrendo as agressões humanas. Os dois primeiros são mobilizadores globais. A Amazônia além dabiodiversidade estratégica, interfere no regime das chuvas e no aquecimento global. Não se propõesdiscussões fragmentadas sobre o desmatamento, pobreza, exploração e logística, mas a formulaçãode um projeto de desenvolvimento sustentável cominclusão social, bem-estar, emprego, renda erespeito aos limites dos recursos naturais na Terra.

Recursos financeiros estão disponíveis na economia globalizada. O “Diálogo de Investidores em Infraestrutura” do G20 estimou em US$ 81 trilhões o volume necessário de investimentos globais em infraestrutura até 2040, sendo US$ 53 trilhões para os países pobres. O Banco Mundial, por sua vez, apreciou que, para as economias emergentes atingirem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU – Organização das Nações Unidas, para 2030, as necessidades de investimento em infraestrutura são de 4,5% de seus PIB anuais.

O Brasil tem investido em infraestrutura, um pouco mais de 2% do seu PIB, com destaque nos biomas Amazônia e Pantanal. Ações emergenciaissão urgentes. Repressão rigorosa aos comportamentos ilegais. O desmatamento é um deles. Investir na promoção de recursos latentes. Pesca e aquicultura, produção em sistemas agroflorestais e madeira em sistema de manejo sustentável, são exemplos de produções estabelecidas na Amazônia que merecem apoio eatenção. Exploração sustentável dos biomas. Sistemas agrícolas integrados: lavoura, pecuária e floresta. Produção de palma para adequação ambiental das áreas antropizadas. No caso do Pantanal, além da promoção de atividades latentes, é preciso cuidar da preservação do ciclo das águas, comprometido pela degradação ambiental no bioma cerrado. Ciência e inovação adequadas aos ecossistemas e suas populações são fundamentais à sustentabilidade.

Investimentos em infraestrutura verde deverão ser priorizados em escala global. Melhoria nosserviços de abastecimento de água e saneamento. Mudanças no suprimento de energia, reciclagem dos resíduos, reuso de água e eficiência energética das moradias. A geração de energia no Brasil pode ser fomentada por fontes alternativas como a biomassa, fotovoltaica, eólica e hidroelétrica.

A escassez de opções verdes para investimentos, particularmente em economias como o Brasil, e o excesso de poupança aplicada em formas líquidas e de baixo retorno na economia global, estão em processo de expansão. Um alento para um País com déficit em infraestrutura e considerado uma “potência ambiental”. O desafio é ampliar as pontes entre o investimento verde e as fontes privadas. Para tanto, é necessário iniciativas, como o desenvolvimento de projetos estruturados, com retornos definidos e em conformidade com as preferências dos investidores e minimização dosriscos.

Um mundo mais verde é possível e traz oportunidades para o Brasil, tendo em vista as sinergias bilaterais nas agendas de comércio, investimento e cooperação. Proteger os biomas, estimular a bioeconomia, desenvolver com sustentabilidade a Amazônia e o Pantanal e investir em infraestrutura é o negócio verde do Brasil.

 


Foto: Manoel Moacir Macêdo

Pedro Abel Vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo, são engenheiros agrônomos

O que você está buscando?