ESPÍRITO E SEXO por Manoel Moacir Costa Macêdo

Manoel Moacir, 03 de Novembro, 2023 - Atualizado em 03 de Novembro, 2023

 


A doutrina espírita está alicerçada no Espírito, o princípio inteligente e senso moral. Corpo, a matéria pesada que vincula o espirito com o exterior. Períspirito, o envoltório fluído e intermediário entre o espírito e o corpo. A crença na conexão com as divindades do universo, não é recente, mas uma prática antiga nas civilizações passadas, que antecede à codificação do espiritismo pelo cientista francês Allan Kardec em meados do Século XIX.Somos espíritos reencarnados em corpos como humanidade. O “isolamento é contrário a lei natural” da vida em sociedade.

Doutrina de fé racional, livre de ritos, dogmas, cores e hierarquias clericais. Não repousa na individualidade de nenhum dos seus membros. Acolhe em sua estrutura conceitual a Ciência, a regente da vida. A Filosofia, a existência humana e a Religiosidade, a moral cristã. Prospecta os sentidos de “quem somos nós, de onde vimos e para onde vamos”. Reveladora dos mistérios da existência, aos que “conhecem, compreendem e praticam” suas leis e procedimentos.

O codificador do espiritismo, professor francês, Allan Kardec agiu como “historiologista ao apresentar explicações plausíveis para a ocorrência dos fatos (fenômenos mediúnicos) e constituir métodos e teorias para aquilatar os resultados que se dão naquele contexto temporal e geográfico específico”.

Para ele, “não há revelação que possa se impor sobre a autoridade dos fatos”. Nesse sentido, asexualidade tem sido acolhida de forma superficial pela doutrina espírita e como um tabu tal qual no ambiente mundano. Na perspectiva da espiritualidade, o sexo é “uma força do criador na criatura” e um valor no “processo evolutivo, quando condicionado pela lei da responsabilidade”. Revela a OMS – Organização Mundial de Saúde, que a sexualidade saudável compõe as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, saúde e moradia.

Na primeira obra da codificação do espiritismo, o Livro dos Espíritos, está escrito que “os espíritos não tem sexo como o entendeis, porque os sexos dependem da constituição orgânica [...] os mesmos espíritos animam os homens e as mulheres”, no decorrer das reencarnações sucessivas. “A energia sexual é a segunda maior força do orbe, perdendo somente para o amor, que é a manifestação absoluta do Criador”. Na obra “Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal”, do médico Andrei Moreira, “a sexualidade diz respeito a uma psíquica mais ampla que o simples prazer sexual ou genital. Diz respeito a todas as formas de obtenção de prazer na vida que o sujeito se dedica”.

Rita Lee na profana canção, “Amor e Sexo”, recentemente desencarnada, em poesia cantou: “amor é cristão [e] sexo é pagão”. O sexo em sentidomoral está vinculado à reprodução, a família, ao divórcio, ao aborto, a homossexualidade, aos assexuais, a pedofilia e ao amor livre. Contingências próprias da vida social. O mais referenciado médium espírito brasileiro, Francisco Cândido Xavier, na obra “Vida e Sexo”, em psicografia do espírito de Emmanuel, relatou que “em nenhum caso, ser-nos-álícito subestimar a importância da energia sexual que, verte da criação divina para a constituição e sustentação de todas as criaturas”.

Ao final, abraçar o sexo com amor e responsabilidade, quer dizer “fonte de bênçãos na relação entre seres, quando baseada no respeito e na consideração [...] Alegrias revitalizadoras do afeto e da emoção, mantendo os indivíduos conectados com o melhor exercício do criador e grandeza da criação”.

Manoel Moacir Costa Macêdo, é engenheiro agrônomo e advogado.

[HENRIQUE. M. Historiologia e Espiritismo. Revista Internacional de Espiritismo. Ano XCVII, n.6, Matão, SP, Julho de 2022, p. 281-283; MOREIRA, A. Homossexualidade sob a ótica do espírito mortal.Belo Horizonte: Associação Médico-Espírita. AME Editora, 2021; XAVIER, F. C. Vida e sexo (pelo Espírito de Emmanuel). 27. ed. Brasília: Federação Espírita Brasileira - FEB, 2022, 105 p.].

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc