SISTEMAS ALIMENTARES NO BRASIL [I] por Pedro Abel Vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo

Manoel Moacir, 24 de Novembro, 2023 - Atualizado em 24 de Novembro, 2023

Foto: arquivo

 


​Os processos da produção agrícola no Brasilnão são uniformes. Algumas diferenças são evidentes aos olhares dos comuns, outras menos e exigem metodologias para as suas identidades. Os sistemas produtivos na rota da produção, distribuição e consumo, acolhem diferentes fatores de produção, áreas produtivas, história, sociologia e antropologia, onde vivem e trabalham os trabalhadores, proprietários e familiares. Eles são complementares no local e no global.

Os condicionantes da produção, não são similares, mas distintos. Também não são neutrosnos fatores tangíveis, a exemplo da propriedade eda tecnologia, e nem nos intangíveis, como associabilidades. Eles interferem no meio ambiente e na trajetória da produção, distribuição, circulação econsumo dos bens e valores.

Nesse sentido, são diversas as manifestações sobre a alimentação e responsabilidade daagricultura brasileira. Algumas, sugerem que o aumento da população levará a fome e intensas migrações, abalando a paz mundial. Referência à vencida teoria malthusiana, que vincula a produçãode alimentos na via aritmética e a população na geométrica. A ciência mostrou, a falência dacorrelação entre produção, população e alimento. Não foram consideradas, as inovações e a desigualdade, ambas interferem tanto na produção, como no consumo.

As intensas migrações, fenômeno desse tempo, onde humanos são expulsos de suas origens e identidades por conflitos e restrições de variadas matizes. Elas causam instabilidade nos níveis interno e externo, a exemplo da fome, que não tem causa na carência da oferta de alimento, mas, mas em fatores, como a mudança climática e a persistente e abismal desigualdade entre as naçõese dentro delas.

No caso brasileiro, não são as migrações que livra o País, da responsabilidade com a fome dos nacionais, mas as imperfeições da produção ao consumo, as alterações do clima e a desigualdade.Os sistemas alimentares não têm futuro viável sem levar em conta a mudança climática e os objetivossustentáveis do planeta. O atual padrão alimentar da humanidade, causa restrições ao meio ambiente e a saúde das pessoas, seja pela carência, ou pelo excesso de comida. Ele pode envenenar o planeta, o bem-estar e a equidade social.

Melhorar os sistemas alimentares, são desafios sociais, econômicos, políticos e ambientais. Conter aerosão da biodiversidade, a poluição proveniente da produção agropecuária, a insegurança alimentar, as alterações climáticas, e promover o acesso equitativo as dietas nutritivas e benéficas a saúde. Desafios enfrentados com políticas públicas,planeamento estratégico e desenvolvimento sustentável.

Tudo isso requer mais do que uma transição em direção à sustentabilidade agrícola, mas esforçospara diversificar e aumentar a oferta de alimentos etornar os sistemas agrícolas ambientalmente sustentáveis, incluindo proteção da biodiversidade,distribuição de renda, combate ao desperdício esaúde única: humana, animal, vegetal e ambiental.

 



Foto: Manoel Moacir

 

Pedro Abel Vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo, são engenheiros agrônomos.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc