PAPAI NOEL por Manoel Moacir Costa Macêdo

Manoel Moacir, 22 de Dezembro, 2023 - Atualizado em 22 de Dezembro, 2023

Foto: ilustrativa 

 


Desconfio de Papai Noel. As razões são antigas. Elas remontam a infância em Rio Real, na Bahia, no século passado. Nunca me visitou e nem trouxe presentes. Deixei o sapatinho na beira da cama e não recebi presente. No sonho de criança, imaginava que odiava as crianças pobres do interiordo “Brasil Real”.

Escrevi cartas e postei nos Correios. Não recebi respostas. Duas eram as justificativas da ausência. As cartas eram desviadas, realidade convincente àépoca, os Correios não eram confiáveis. Outra, alonga viagem do velhinho, da distante Lapônia, no Polo Norte, aos tristes e quentes trópicos no hemisfério Sul. Preferia os bem-criados do frio e das mansões do “Brasil Oficial”.

Acreditei que desprezava as crianças maltratadas do Nordeste brasileiro. O tempo passou. Compreendi que você não existe no mundo real, uma fantasia mercantil incutida na consciência das crianças. O louvor à data do nascimento de Jesus Cristo, no mês de dezembro, também não é pacificado na história e nem nas religiões, existem controvérsias.

Papai Noel, confesso, estou arrependido davelha desconfiança. Na magia natalina, vamosesquecer as mágoas do passado e continuar na figurativa imaginação. Ódios destroem e travam a evolução. Proponho um ‘Acordo de Paz’, mediado pelos espíritos da cristandade. As cláusulas, não são os pedidos pessoais, mas os coletivas e até ilusórios. És poderoso, e pode atender. Caso esteja cansado, rogamos aos céus a energia para a longa viagem. Aqui “Deus é brasileiro e pátria do evangelho”, mas o Papa é argentino.

Rogo a sua bondade, mas para os invisíveis.São muitos, mas satisfazem com pouco. Peçoapenas o necessário. Abomino o supérfluo e o desperdício. Por aqui muitos nada têm. A abundância está concentrada em poucas mãos. Não deveria nem pedir, pois são necessidades elementares do humanismo. Comida, moradia, educação, trabalho e saúde. Não pesam em seus sacos. Não são moradias nos Jardins, Beira Mar e Lagos, mas na Mata Escura, Terra Caída e Sem Terra. Não se trata de ceia para a noite luminosa de Natal, com caviar e chester, mas feijão com arroz,no pão-nosso-de-cada-dia. Não são preces doslábios hipócritas majoritariamente cristãos, mas a força da indignação e da justiça social. Não sãobrinquedos eletrônicos e nem roupas de marcas, mas retalhos das sobras dos outlets. Não tenho coragem de pedir automóveis, mas o transporte coletivo decente. Não peço dinheiro, mas emprego, um direito natural da cidadania. Não peço escola privada, onde estão os filhos da elite, escamoteando a meritocracia, mas escola pública de qualidadepara os filhos do povo.

Papai Noel, os pedidos estão postos. Aconciliação tem pressa. No hemisfério Sul, ainda somos tupiniquins. Não tenha vergonha de atender. A vida é dura, desigual e de provas e expiações. Trabalha-se muito e ganha-se pouco. Esqueci depedir hospitais e UPAS públicas. Intervenções cirúrgicas demoram anos para ser atendidas, algumas chegam após os desencarnes. Não estou pedindo planos de saúde, tais quais os privilegiadosalojados nos poderes e palácios. Nem irei pedirclemência, aos que caíram em erros. Peço justiça nas prisões humanas, e não em masmorras medievais, que transformam inocentes em delinquentes.

Perdão Papai Noel, pelas minhas incompreensões juvenis. Desculpe pela sinceridadeadulta. Escolhi como prumo da existência a sublime verdade. Caso não possa viajar, pelas restrições da utópica distância, envie as ordens por e-mail,whatsapp, instagram ou tiktok da friaLapônia, extremo norte da Finlândia. Não se escrevem cartas e nem enviam pelos Correios. Os invisíveis cá embaixo, estão à espera, mesmo que seja em ficção. Como escreveu o poeta moçambicano Mia Couto: “o tempo urge. O corpo tem prazos. A vida tem pressa”.

Manoel Moacir Costa Macêdo, é engenheiro agrônomo e advogado.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc