II SIMPOSIO da Confraria Sancristovense de História e Memória

Dia 09 de março de 2023, estivemos, eu e Adailton Andrade, presidente da Confraria Sancristovense de História e Memória, visitando a querida Amiga Antônia Amorosa, hoje presidente da FUNCAP-Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe.

Domingos Pascoal, 29 de Março, 2023 - Atualizado em 31 de Março, 2023

Dia 09 de março de 2023, estivemos, eu e Adailton Andrade, presidente da Confraria Sancristovense de História e Memória, visitando a querida Amiga Antônia Amorosa, hoje presidente da FUNCAP-Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe.  
 
O objetivo da nossa visita foi uma merecida cortesia e satisfação para parabenizá-la pela assunção ao cargo de presidente da FUNCAP e, também, para convidá-la para fazer a abertura do II SIMPOSIO da Confraria Sancristovense de História e Memória que acontecerá nos dias: 14, 15 e 16 de julho. Ela, de pronto, como sempre, assegurou que estará presente o que para nós, seus Confrades e organizadores do evento, vai ser uma honra. 
 
Durante a nossa reunião a presidente apresentou-nos os grandes projetos para a cultura artística, literária e educacional de Sergipe e, também, as realizações já desenvolvidas neste curto período de ocupante daquela pasta tão importante para o desenvolvimento dos nossos valores coletivos e individuais.  
 
Das realizações já acontecidas eu destacaria “ARRETADAS da FUNCAP” um evento idealizado, preparado e executado em apenas cinco dias. Um Show que mobilizou e envolveu a arte de mais de setenta mulheres que tiveram, neste dia, a sublime oportunidade de mostrar os seus dotes e talentos para um teatro lotado, pois o evento aconteceu no Teatro Tobias Barreto, a nossa mais nobre praça de espetáculos de Sergipe. 
Gostei de tudo, inclusive do apropriado slogam, do evento “ARRETADAS da FUNCAP”, bem ao estilo desta querida Amiga que diz: “Se apenas uma mulher já faz a diferença, imagine mais de 70 delas num musical/arte inédito!? 
 
Outro evento que sempre me encantou, os projetos sinfônicos, já aconteceu o primeiro, exatamente no dia 09 de março, no mesmo dia em que a visitamos. Foi o início da Temporada Anual de Concertos da nossa ORSSE-Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do excepcional Maestro Guilherme Manes, com a temática “CineOrquestra”, também no Teatro Tobias Barreto. 


Dos projetos do futuro e, são muitos, esperemos as definições que em breve virão e, serão divulgadas.  

Porém, uma destas ações, eu pedi autorização a Presidente Amorosa para anunciar aqui, em primeira mão, pois para nós participantes das Academias Literárias de Sergipe vai significar um divisor de águas, com um antes e um depois, que é a disposição da Funcap em oficializar o Encontro Estadual das Academias de Letras & Gestores que será, oficialmente, anunciado em breve. A importância deste ato que consolida um passo crucial, no sentido de integrar as Cidades de Sergipe rumo a novas conexões de cultura, visando contribuir com a criação de conselhos municipais e projetos literários e artísticos integrando as organizações pública e civil. 

Para se ter uma dimensão desta integração pretendida pela nossa Presidente da Funcap vou relacionar aqui os movimentos gerados e geridos pelas mais de 40 Academias Literárias de Sergipe e, que no caso de uma integração, entre as Arcádias e Gestores, fatalmente incluirá todos estas criações que significam a grande energia emanada de um universo de Professoras, Professores, Educadoras e Educadores e as Escolas publicas e particulares de Sergipe: Encontros de Escritores, Antologias Literárias e Grupos de Estudos, como Cronista do Sertão de Monte Alegre, Jovens Escritores de Japoatã, Viajando na Leitura de Amparo de São Francisco, Quinta Literária de N.S. das Dores, Grupo Antônio Carlos Viana e Palco Literário de N.S. da Gloria, Grupo Maria Pereira de Itabaiana, Grupo de Escritores e Leitores Canoa de Tolda de Propriá, AGREVIDA-Agreste Pela Vida de Itabaiana, Grupo de Estudo Felipe Tiago Gomes de Maruim, Grupo Escritores Mirins de Itabaianinha, Sarau no Coreto de Monte Alegre, Sarau das Mulheres de Aracaju, Sarau Literomusical de Japaratuba, Cafés Poéticos, de Aracaju e Lagarto, Encontros de Escritores e Leitores, Seletas e Antologias, Clube dos Poetas Estancianos, Festival de Poesia Falada de Estancia, Festival de Poesia Falada Professora Simpósio da Confraria Sancristovense de História e Memória, FLIG – Feira do Livro de Glória, Bienal do Livro de Itabaiana, DPascoal de Cultura e Arte de Japoatã, FLIT – Feira Literária de Itabaiana e outros.  

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc