IV Festa Literária de Glória acontecerá no sertão sergipano

Domingos Pascoal, 27 de Agosto, 2023

 


O alto sertão sergipano, mais precisamente Nossa Senhora da Glória, será palco da IV Festa Literária de Glória (FLIG) que acontecerá de 29 a 31 de agosto de 2023. O evento é organizado pela Academia Gloriense de Lteras (AGL), com o apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo é propiciar a visitantes e escritores a possibilidade de desfrutarem dos inúmeros benefícios advindos da leitura, num ambiente cultural diversificado, que possa integrar à leitura diversas formas de arte como a música, a dança, as artes plásticas, o teatro, a contação de história entre outras.

A abertura da festa ocorrerá na noite do dia 29/08/23,no Auditório do SENAC, com a apresentação da Camerata Sergipana, formada por alunos do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe, apresentação de dança com membros do Studium Lizzy Melo e aConferência “Políticas Culturais: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento" com a participação do deputado estadual George Passos e a deputada estadual Linda Brasil, sendo mediada pelo Presidente do Conselho Estadual de Cultura Igor Leonardo Moraes Albuquerque.

Nos dias 30 e 31, as atividades acontecerão na Praça Filemon Bezerra Lemos no centro da cidade com uma programação plural que ocorrerá nos quatro ambientes da Festa (Estandes, Memorial Padre Leon Gregório, Palco Literário (Coreto), Câmara Municipal e Biblioteca Municipal.

Nos estandes haverá o espaço dos escritores, livrarias e das editoras para o lançamento de obras, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria Regional de Educação’09, Instituto Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe Campus Sertão, escolas particulares (Colégio Atena, Colégio Educar, Colégio Rezende e Centro Educacional Santa Sara), artesãos, quiosque educativo, escolas estaduais (Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa e Colégio Estadual Cicero Bezerra), espaço inclusivo (AEE), Elas empreendem, instituições particulares de ensino superior e os clubes de leituras do município.

O Palco Literário (Coreto) será o espaço das apresentações culturais, através da dança, teatro, contação de história, música e recitações. Vale ressaltar a apresentação da cantora sergipana Joseane dyJosa, Eraldo Alves e o Recital Caçadores de Dragões dirigido pelo poeta Thiago Fragata com a parceria da Trupe da Alegria, Movimento Via Láctea e Caps Luz do Sol.

Na Câmara Municipal ocorrerão as mesas-redondas“O Protagonismo Feminino na Economia Criativa”, “O Cangaço e a Literatura de Cordel” e “O mundo fascinante da Literatura Fantástica”. Além disso, haverá a palestra “Poesia em tempos de trevas” com o cordelista Aderaldo Luciano.

 

A Câmara ainda será palco do IX Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), tendo como tema “Intercâmbio Cultural: Literatura entre irmão”. Esse será o único momento hibrido da FLIG, transmitido através do canal da Academia no youtube no dia 30/08/23, às 19h, com a participação da presidente da Academia Riachãoense de Letras, Artes e Cultura (ARLAC), Edleide Roza, o presidente da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo (AILAP), Charlan Fialho, o acadêmico da Academia de Letras de Aracaju (ALA), Frankly Rolim com mediação da acadêmica da Academia Gloriense de Letras (AGL), Christina Ramalho.

Na Biblioteca Municipal Professor Manuel Cardoso dos Reis irá ocorrer a contação de história com as tias Edilma Rainha, Nara, Teresa e Viviane. Esse é um dos espaços mais procurado pelos visitantes da FLIG e com muita maestria as contadoras de história realizam um grande espetáculo.

Uma das novidades deste ano é o I Concurso de Cosplay Literário com o objetivo de incentivar a comunidade no fortalecimento da leitura, utilizando elementos que identifiquem e enriqueçam o conjunto literário na forma escrita ou representada através de personagens de livros ou filmes. O Concurso é gratuito e aberto a todos os presentes no evento, mediante inscrição e será dividido por categorias conforme a idade, permitindo uma avaliação condizente aos personagens melhor caracterizados.

A FLIG ao longo das edições vem se apresentando como um evento plural por agregar diversas correntes culturais em torno de um só objetivo. Sendo assim, vale a pena conferir esta edição.

Na capital sergipana do leite ... Abra um livro, crie asas!

Confira a programação e o regulamento do Concursono site www.academiagloriensedeletras.org e nas redes sociais.

 

Carlos Alexandre N. Aragão

Presidente da AGL

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc