Muito bem, servo bom e fiel

Jerônimo Nunes Peixoto, 18 de Novembro, 2023

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM


 

Nossa maior vontade é a de que, chegados diante de Deus, possamos escutar essa frase, saída dos lábios do Senhor: Servo (a) bom(a) e fiel, entra na alegria do teu Senhor (Mt 25,21). Não que sejamos presunçosos e nos consideremos, desde já, merecedores daquela “porção maior” que o Senhor nos entregará. Se fosse uma questão de mérito, ninguém a receberia por si mesmo. Ele, entanto, no-la entrega gratuita e misericordiosamente. Essa é a nossa esperança imorredoura.
A Parábola deste domingo faz parte do chamado discurso escatológico de Mateus, cujo objetivo é nos apontar os caminhos de entusiasmo na fé. A comunidade do Evangelista se encontrava desmotivada, por esperar a segunda vinda do Senhor – que pensava ser próxima – e nada ainda havia acontecido. Revisitando o discurso de Marcos, Mateus aprofunda o tema dos talentos, como uma espécie de motivação na fé da comunidade, chamando a atenção para o compromisso com o Reino.
Quem é o doador dos talentos (dons variados) é o próprio Senhor. Os talentos não pertencem aos servos! Mas, cabe a estes desenvolvê-los, multiplicá-los, colocando-os a serviço do próximo. Mas, cuidado! Aqui reside um dado perigoso: o da concorrência, que pode nos retirar do lugar de servidores do Reino, para nos levar ao patamar de anunciar nossas glórias humanas, pelos feitos que realizamos, achando-os que são nossos. No Reino, tudo o que realizarmos, como oração, serviço, doação, caridade, pregação..., pertence ao Senhor, e não a nós. Somos servos e servas inúteis e não fazemos além do que é de nossa obrigação.
Vencida essa tentação, encontramo-nos diante de um imperativo do próprio Senhor: não é para ficarmos parados! Mais: NINGUÉM TEM O DIREITO DE IMPEDIR A MULTIPLICAÇÃO DOS TALENTOS ALHEIOS. Outro desafio enorme! Em geral, na comunidade eclesial, existe o medo de perda de cargos, de poder, de funções, de prestígio, de boa fama... esse perigo se faz presente quando não somos capazes de reconhecer que os dons do irmão ou da irmã, também, não lhes pertencem, mas são do único Senhor de todos!
Muito bem, servo bom! Essa expressão nos é dirigida, justamente para que passemos a ser melhores, aumentando a coragem de multiplicar os dons que recebemos. É importante salientar que nenhum de nós ficou sem receber os talentos. Mas, cada um, de acordo com a sua capacidade. Isso não pode ser motivo de inveja, de concorrência, de competitividade. Isso fica para outros projetos... não para o Reino de Deus.
O medo de não ser salvos não pode estragar a labuta multiplicadora. Quem tenta multiplicar os dons, semeando-os nas consciências, já está no caminho certo. Quem os enterra – retendo-os só para si – vai representar o servo mau e preguiçoso, incapaz de concretizar a vocação batismal de ser Sacerdote, Profeta e Rei. Tomemos muito cuidado, para que não sejamos escravos e anunciadores de nós mesmo, caindo num vazio espiritual, em que, o que vale é o acúmulo de tesouros indevidos...
Os dons recebidos são multiplicadores dos Tesouros divinos, e não humanos. É para o crescimento próprio e da comunidade de fé, que Deus nos cumula com tantos dons. Ele é MISERICÓRDIA. Ao final, vai nos dizer a todos, indistintamente: “vem participar da minha alegria”.
Boa Semana a todos”
Jerônimo Peixoto

Colunistas

nome blog
Jose Costa

Obrigado, Colégio Estadual Murilo Braga por fazer parte da minha vida por 44 anos

nome blog
Antonio Samarone

A Condição Humana. (por Antonio Samarone)

nome blog
Adel Ribeiro

América de Propría inicia pré-temporada dia 18 de Dezembro

nome blog
Habacuque

Governo Lula descumpre promessas e aumento do desemprego é um risco

nome blog
Domingos Pascoal

O V Encontro de Escritores aconteceu em Monte Alegre de Sergipe.

nome blog
Marco Antonio Gonçalves

Edição Aracaju do "Invista em Você" ofertará 13 oficinas gratuitas

nome blog
Igor Salmeron

83 ANOS DE UM HOMEM BOM: ALBANO FRANCO

nome blog
Carlos Eloy

Presidente da CBDU, Luciano Cabral, conquista título de Mestre em Gestão Esportiva Internacional

nome blog
José de Almeida Bispo

Mutirão de emancipações

nome blog
Manoel Moacir

SISTEMAS ALIMENTARES NO BRASIL [I] por Pedro Abel Vieira e Manoel Moacir Costa Macêdo

nome blog
Jerônimo Nunes Peixoto

Muito bem, servo bom e fiel

nome blog
Nane

CONTINUE A NADAR

nome blog
Sérgio Antony

A Internet Fibra

nome blog
RAFAELA PEDRAL COSTA

GRÁVIDA CONTRATADA POR TEMPO DETERMINADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E EM CARGO DE COMISSÃO TEM DIREITO À LICENÇA-MATERNIDADE E A ESTABILIDADE

nome blog
Cesar Cabral

Coluna Radar por César Cabral - 8 de outubro de 2023

nome blog
Ellen Carvalho

Agentes de viagens da foco operadora exploram a encantadora Rota Caminhos da Serra de Itabaiana

nome blog
Marcio Monteiro

São Cristovão aparece em 53º lugar no eixo do EMPREENDEDORISMO

nome blog
Gabriel Gomes

AMERICAN UNDERDOG / 2021

nome blog
Coluna Papo de Pedagogo

Dia do Coordenador Pedagógico é comemorado nacionalmente em 22 de agosto

nome blog
Carlos Braz

POR DENTRO DO AXÉ

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc