EDUCAÇÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Coluna Papo de Pedagogo, 12 de Janeiro, 2022 - Atualizado em 12 de Janeiro, 2022

O pedagogo com sua vasta oportunidade de atuação, consegue transpor seu conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social. Entende-se como  Pedagogo Social o profissional agente de mudança, de maneira a desenvolver ações voltadas para transformação social, cultural e econômica, tendo como eixo a Educação.

Ações educativas voltadas para o social foram reconhecidas no Brasil enquanto políticas públicas na década de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. No entanto, sabemos que ações sociais não são de responsabilidade unilateral do governo, levando em consideração que sozinho não conseguiria alcançar os objetivos necessários para uma efetiva transformação de forma abrangente. Sendo assim, a responsabilidade social passa a ser vista como ações que precisam ser desenvolvidas também pela sociedade civil a exemplo das  Empresas privadas, ONGs, igrejas, pessoas físicas e grupos que se unem para fins de contribuir com uma parcela da sociedade menos favorecidas.

Com aproximação das datas comemorativas como Natal, Dia das Crianças, Novembro Negro e entre outros, surgem inúmeras iniciativas de boas ações tanto da sociedade civil, quanto da sociedade organizada. Essas ações contribuem para o meio social e para as empresas que investem, passam a ser vistas como algo importante e admirável para os empresários. Em contraponto é perceptível que com o surgimento da pandemia do novo Coronavírus, apareceram várias ações positivas por partindo de pessoas físicas, mas principalmente de empresas, mostrando que a sociedade está cada vez mais consciente.

As grandes e pequenas empresas, já entenderam que investir em projetos sociais, de forma estruturada e sustentável, traz benefícios que são grandes diferenciais no mercado de atuação. Além de engajar junto aos clientes e de passar uma boa imagem, amplia diálogo com o governo, tem vantagens com benefícios fiscais. No entanto, não basta apoiar e investir, é preciso se mostrar que realmente está engajado com a causa e fazer isso de forma positiva e organizada.

No Brasil, os chamados investimentos sociais, são previstos na lei, para que empreendimentos e pessoas físicas dediquem parte do imposto devido a projetos sociais previamente aprovados por alguma instância governamental. Neste sentido, existem incentivos municipais, estaduais e federais, que podem incidir em impostos como ICMS, IPTU, ISSQN, e Imposto de Renda.

Existem três tipos de responsabilidade social, a coorporativa – RSC, a empresarial – RSE, que pode ser desenvolvida interna e externamente, e a ambiental – RSA. Nesses três tipos, o pedagogo está apto a contribuir de maneira efetiva no processo educativo para o alcance dos resultados esperados.

Segundo o IPEA, existem hoje cerca de 815676 OSCs – Organizações Sociais Civis, distribuídas em território brasileiro, conforme mapa abaixo:

 Fonte: https://mapaosc.ipea.gov.br/mapa

Algumas ações desenvolvidas de Combate à desigualdade racial, Apoio a mulheres e crianças vítimas de violência física e sexual, Empoderamento feminino, Inclusão de pessoas com deficiência, Apoio a dependentes químicos, Atenção e qualidade de vida dos idosos, Proteção e direitos dos indígenas e dos animais, Prevenção do meio ambiente, Educação de crianças e adolescentes, Crianças desaparecidas, Apoio a pessoas em situação de rua, Combate à pobreza.

O Pedagogo que atua na área social conhece, valoriza e desempenha ações com foco nos direitos individuais e coletivos. Ele está habilitado a atuar em instituições de ensino da rede pública e privada, nas áreas de coordenação e assessoria em instituições governamentais e não governamentais. Além disso, como professor, também deve mediar e provocar caminhos que sensibilize seus alunos a entender e sentir pertencente e responsáveis pelo meio, cientes de que ações individuais e coletivas podem transformar o mundo.

Dayse Xavier de Santana

 Consultora Educacional e Gestora de Projetos

Rita de Cassia Cardoso dos Santos

Mestra em Educação e Coordenadora Pedagógica

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc