Partidos têm problemas na montagem das chapas para vereador em Aracaju

Habacuque, 02 de Abril, 2024

Se os partidos políticos que já oficializaram o apoio para a pré-candidatura à prefeita da capital da deputada federal Yandra Moura (União) seguem “de vento em popa” durante a “janela eleitoral” com a manutenção de alguns nomes e o devido fortalecimento com as filiações de alguns “reforços” importantes e com representatividade social, o mesmo não se pode dizer para a maioria das legendas, onde muitas estão de olho nas vagas da Câmara Municipal de Aracaju a partir do próximo ano.

A “janela” segue aberta ainda durante toda esta semana, mas já dá para fazer uma avaliação que partidos como o União Brasil e o Podemos estão entre os que mais se fortaleceram visando as eleições proporcionais deste ano. Mas muitos outros partidos estão enfrentando problemas nos bastidores para a montagem de uma chapa competitiva para vereador. É a velha história da “eleição da calculadora”, onde todo mundo neste período está fazendo contas e projeções para ter êxito nas urnas.

Este colunista costuma dizer que uma decisão equivocada agora, na escolha do partido e do agrupamento político, pode ser crucial para as projeções de alguns pré-candidatos. Um erro pode ser fatal para qualquer projeto. Tem muita gente “escondendo a estratégia”, num verdadeiro “jogo da paciência”, onde sempre sai na vantagem quem consegue fazer a leitura assertiva do cenário. Alguns nomes aparecem em listas de dois ou mais partidos, o que ainda não é oficial para a Justiça Eleitoral.

A turma que não tem mandato também tem um entendimento de não concorrer diretamente contra os mandatários. Reclamam da falta de estrutura e entendem a disputa como “desigual”! Neste contexto vai ser preciso sempre um “puxador de votos” para fortalecer o que chamamos de “voto de legenda” e um bom “líder e articulador”, cujo objetivo é fazer com que o partido eleja o maior número de vereadores possível. Tudo dentro da legalidade e cada um buscando o melhor caminho...

Agora chega para este colunista a informação que alguns partidos, inclusive com pré-candidaturas majoritárias já postas, estão enfrentando sérias dificuldades para montarem suas “chapas proporcionais”. Algumas legendas até sonharam em filiar bons quadros, mas agora, na reta final de filiações, temem o “esvaziamento”. Muitas vezes não é só a afinidade com o pré-candidato majoritário que pesa na definição, mas o cenário mais fácil para assegurar a eleição para vereador.

Em síntese, na eleição de 2020, por conta da mudança na legislação eleitoral, a composição da Câmara Municipal de Aracaju se renovou em 63%, aproximadamente, graças a fim das coligações proporcionais. Muita gente “aprendeu” e já se movimentou agora em 2024, até para não ficar sem mandato. É um jogo de sobrevivência, mas sempre dentro da lógica política, onde “quem está dentro” quer permanecer e “quem está fora” faz de tudo para entrar. Mas é preciso “combinar com os russos”...

 

Veja essa!

Nesta terça-feira (2) o ex-governador Belivaldo Chagas assina sua filiação no Podemos e deverá confirmar sua pré-candidatura a vice-prefeito de Aracaju na chapa encabeçada pela deputada federal Yandra Moura (União). O ato está previsto para às 17h30, no Delmar Hotel, na Orla de Aracaju.

 

E essa!

Também passam a apoiar Yandra Moura e são pré-candidatos a vereador o empresário Marco Pinheiro e o “Nego Lau”, que traz consigo o apoio de líderes de alguns movimentos sociais e entidades sindicais, além de ter boa atuação política no conjunto Bugio.

 

Binho no Podemos

Quem também assina sua ficha de filiação no Podemos nesta terça-feira (2) é o vereador de Aracaju, Binho. Ele foi eleito em 2020 na chapinha do Mobiliza (antigo PMN) e é mais um reforço para a pré-candidatura de Yandra Moura rumo à PMA.

 

Breno na REDE

O vereador Breno Garibalde vai oficializar sua filiação ao partido Rede através de um ato que será realizado no auditório da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Sergipe (Elese), localizada na Praça Fausto Cardoso, nesta terça-feira (2), a partir das 18h30 e contará com a presença da porta-voz nacional do partido, Heloísa Helena, demais autoridades, apoiadores e novos filiados.

 

Breno & Yandra

O vereador diz ser um retorno para casa, já que o Rede foi o primeiro partido ao qual foi filiado. “Tenho total identidade com o partido que preza pela boa política e desenvolvimento sustentável das cidades. Esse é um momento muito importante na minha carreira política e estou muito feliz com essa volta ao Rede”, declara Breno, que deve apoiar a pré-candidatura de Yandra Moura para a Prefeitura de Aracaju.

 

Exclusiva!

Um partido que parece bem posicionado com Emília Corrêa como pré-candidata à prefeita, o PL, sofreu com a “dissidência” de vários pré-candidatos a vereador que estavam conversando com a legenda, mas na reta final já migraram para outros partidos. Uma fonte “bolsonarista” confessou para este colunista: “no PL não tínhamos como nos eleger, por isso a debandada”.

 

Sobre Ricardo Marques

Nos bastidores da pré-campanha de Emília Corrêa há ainda muita expectativa sobre seu vice. O pré-candidato natural é o ex-senador Eduardo Amorim, mas existem rumores de que a “cabeça de chapa” teria uma preferência pelo colega vereador Ricardo Marques (Cidadania). O problema é que se Ricardo for para vice, aí pode prejudicar o projeto da Federação sobre cadeiras na CMA...

 

Layse & Aribé

Dois nomes que construíram uma trajetória no Cidadania, a militante da causa anima Layse Santiago e o ex-vereador Lucas Aribé migraram da Federação com o PSDB e este ano estarão em palanques opostos. Layse, que tem uma história ao lado da ex-deputada Kitty Lima, vai se filiar no PRD, legenda que apoia a pré-candidata Yandra Moura; já Lucas Aribé deve assinar sua filiação no MDB, que estará com Danielle Garcia (MDB) ou com Luís Roberto (PDT), a depender da definição do agrupamento.

 

Luto por TB

O jornalismo sergipano amanheceu nesta terça-feira (2) com menos brilho após a confirmação do falecimento da jornalista Thaís Bezerra, com quase 46 anos de história no colunismo social do Estado. Com uma trajetória no Jornal da Cidade, TB era referência na cobertura dos fatos e eventos que envolviam a sociedade sergipana. Este colunista lamenta a perda e externa os votos de pesar aos amigos e familiares. A jornalista lutava há quase uma década contra um câncer.

 

Kassab em Sergipe

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estará em Sergipe nesta sexta-feira (5), para participar da chegada de Fábio Mitidieri à presidência do partido. O evento promete reunir lideranças de todo o estado no Centro de Convenções a partir das 17h.

 

Janelinha no PDT

O vereador Joaquim do Janelinha assina sua filiação no PDT do prefeito Edvaldo Nogueira e vai apoiar a pré-candidatura de Luís Roberto (PDT) para a PMA. O ato de filiação será nesta terça-feira (2), às 19 horas, na Quadra de Esportes do Centro Educacional São Joaquim, no Conjunto Augusto Franco.

 

Nomes do PDT

Além de Joaquim do Janelinha, o PDT terá como pré-candidatos a vereador Vinícius Porto, Fábio Meireles, Milton Dantas (a confirmar), Professor Bittencourt e a secretária de Saúde do município, WanesKA Barboza, dentre outros. O partido trabalha com a perspectiva de eleger três vereadores, pelo menos.

 

Audiência Pública

Com o objetivo de reunir representantes de instituições locais e sociedade civil para debates acerca das necessidades de políticas públicas e direitos das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realiza nesta terça-feira (2), às 15h, uma audiência pública de autoria dos vereadores Cícero do Santa Maria (Podemos) e Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos).

Cícero do Santa Maria

A data escolhida é justamente quando se é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, campanha anual que acontece desde 2007, em todo o mundo e que este ano traz como tema "Valorize as capacidades e respeite os limites". “Será o momento para refletirmos e debatermos sobre os problemas e dificuldades que os autistas, e as usas famílias, precisam enfrentar diariamente. São dificuldades que podem ser amenizadas através de políticas públicas efetivas e esta audiência será a abertura desse diálogo”, assegurou Cícero do Santa Maria.

 

Sargento Byron

Para o vereador Sargento Byron, a causa da pessoa com deficiência ganha ainda mais força com momentos como este: “quando trazemos para a sociedade assuntos como o autismo, suas necessidades e seus direitos, estamos trabalhando uma causa abrangente, pois a pauta vai além do espectro. Nosso objetivo é reunir o maior número de pessoas para um debate produtivo e assertivo”, pontuou.

 

Nota de Repúdio I

A Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidida pelo vereador Eduardo Lima (Republicanos), vem a público, por meio de nota, repudiar a publicação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST), feita na rede social X (ex-Twitter), em plena Sexta-feira da Paixão, onde, de maneira desrespeitosa retrata o momento da crucificação de Jesus Cristo ao lado de três soldados romanos, com uma legenda dita por um dos soldados: “Bandido bom é bandido morto”.

 

Nota de Repúdio II

“O MTST de maneira esdrúxula comparou a injustiça sofrida por Jesus Cristo na cruz, em um julgamento num tempo que as leis eram extremamente desumanas e severas, levando o Filho de Deus, que não cometeu crime nenhum, a ser torturado e morto diante do público, com uma frase famosa no Brasil dita para justificar a morte de bandidos que cometeram crimes como assassinato, estupro, tráfico de drogas e latrocínios”.

 

Nota de Repúdio III

“O movimento ainda tentou justificar sua publicação de forma estapafúrdia, citando um trecho da Bíblia; o de Lucas 23, do capítulo 13 ao 25, onde Pôncio Pilatos tenta impedir a morte de Jesus Cristo não obtendo êxito, após a multidão pedir sua crucificação, o que mostrou mais uma vez que o MTST não tem noção do que fez ao publicar uma sátira, um deboche, uma zombaria com uma imagem do momento da crucificação de Jesus Cristo, que é, para todos os cristãos o Salvador, que veio ao mundo para pagar por todos os nossos pecados para termos a vida eterna”. 

 

Nota de Repúdio IV

“Para todos os que acreditam na Bíblia, a crucificação é o momento em que Jesus Cristo Se sacrificou para que todos que acreditassem no Filho de Deus pudessem se arrepender dos seus pecados e ter a vida eterna. Comparar este sacrifício com qualquer outro julgamento, caso de justiça e injustiça, é algo totalmente descontextualizado. A imagem de Jesus Cristo é sagrada, assim como seu nome, tanto que até os cristãos evitam dizê-lo em vão”. 

 

Nota de Repúdio V  

A Frente encerra a nota dizendo que “a Frente também lamenta como atualmente a intolerância religiosa contra cristãos tem crescido, ao ponto de normatizar o desrespeito com a Bíblia, a Deus e a Jesus Cristo, e por isso defende a presença de representantes do segmento evangélico na política, como pastores, pastoras, bispos, bispas, obreiros e obreiras que estão ocupando cargos públicos nos poderes executivos e legislativos para defenderem os valores de Cristo”.

 

Linhas de transmissão

Nos próximos anos, Sergipe receberá novas linhas de transmissão e, com o objetivo de estreitar relações entre a Celeo Redes, que fará a construção dessas linhas, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), reuniu-se com a empresa nessa segunda-feira (1º). A Celeo Redes arrematou o lote 6, ficando encarregada de construir uma linha de transmissão de 500kv que conectará a subestação de Xingó, em Sergipe, ao polo industrial de Camaçari, na Bahia. 

 

Marcelo Lima I

“Essa linha tem 355 quilômetros, e alguns municípios no estado de Sergipe serão contemplados, como por exemplo Canindé de São Francisco e Poço Verde. Nós estimamos investimentos de mais de R$ 1 bilhão, e isso gerará, ao todo, mais de 1.200 empregos no pico da obra. Sergipe está sendo contemplado com aproximadamente 30% do traçado dessa linha, e a gente espera que, uma vez realizado o licenciamento ambiental, o início das obras ocorra a partir de novembro deste ano”, explicou o diretor de Novos Investimentos da empresa, Marcelo Lima.

 

Marcelo Lima II

Ainda segundo Marcelo Lima, o objetivo da empresa é que a linha esteja pronta em 2026, antecipando em quase dois anos prazo de entrega estimado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e objetivando prover segurança energética mais adequada para o estado de Sergipe. “Teremos canteiros de obras localizados nos estados da Bahia e em Sergipe, para que seja feita de maneira concomitante, tanto os trechos, quanto os processos de regularização fundiária e licenciamento ambiental. Temos um plano de obras dividido em trechos para que a obra ocorra de forma mais célere possível”, completou.

 

Valmor Barbosa I

Durante a reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, ressaltou o trabalho que vem sendo feito pelo governo para promover segurança energética para o estado. “Participamos de reuniões do Consórcio Nordeste e estivemos também no Ministério de Minas e Energia, tratando sobre a necessidade de novas linhas de transmissão para Sergipe. Ficamos muito satisfeitos com o encaminhamento deste projeto e aguardamos novos leilões em que Sergipe possa vir a ser beneficiado”, destacou.

 

Valmor Barbosa II

O secretário ainda falou sobre ações de incentivo à geração de emprego. “Quero deixar nossa equipe à disposição da empresa e manter este diálogo aberto. A política do governo é de fomento ao emprego, e nós temos um programa muito forte aqui, que é o Primeiro Emprego, que muitas empresas têm aderido e sido parceiras para absorção de mão de obra após a capacitação dos trabalhadores”, lembrou. 

 

Ronaldo Guimarães

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, falou sobre os incentivos estaduais ofertados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “O PSDI é um importante instrumento de atração de investimentos, fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso estado, geração de emprego e renda para a população sergipana”, pontuou. Além do secretário Valmor Barbosa e do presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes e o diretor de Novos Negócios da Codise, Gibran Boaventura, acompanharam a reunião.

 

Encontro Musical I

Em um encontro musical inédito, o pianista e compositor Fábio Caramuru e a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) estarão juntos no palco do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), no dia 25 de abril, às 20h. Os ingressos custam R$ 20 (com meia-entrada) e já estão à venda na bilheteria do local.

 

Encontro Musical II

Sob regência do maestro Guilherme Mannis e com a participação do Coro Sinfônico da ORSSE, conduzido pelo regente Leonardo de Rezende, os músicos apresentam o Concerto Ecomúsica, interpretando a obra “Ecomusica – The Wings Suite, opus 16”, assinada por Caramuru, com arranjo orquestral de Rodrigo Morte. Já para a primeira parte do programa, a ORSSE traz ainda duas aberturas de Felix Mendelssohn – “As Hébridas” e “A Bela Melusina” – e a peça “Os Murmúrios da Floresta (Waldweben)”, trecho da ópera ‘Siegfried’, de Richard Wagner.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?