Direita sergipana pode ter chapa Laércio/Valmir para 2026

Habacuque, 08 de Abril, 2024

Movimentos de Direta em Sergipe estão animados com a aceitação de alguns nomes que surgem como pré-candidatos nas eleições municipais de 2024, com destaque para a vereadora Emília Corrêa (PL), que tem expressiva aceitação popular na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Diante de vários questionamentos acerca de alguns dos seus posicionamentos políticos, Emília decidiu encerrar as especulações, filiando-se no PL, legenda do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Os líderes destes Movimentos de Direita dão demonstrações que não querem repetir na eleição presidencial de 2026 os mesmos erros registrados em diversos Estados no pleito de 2022. Aqui em Sergipe, a maior liderança política do PL na atualidade continua sendo o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, que este ano estará novamente disputando o comando do município serrano. Há quem aposte que Valmir será candidato na eleição estadual independente do resultado este ano.

Favorito para vencer em Itabaiana, Valmir poderia transmitir o comando do município para um vice de sua extrema confiança em 2026 e voltar a disputar a eleição majoritária. Há muita gente na expectativa para que ele seja candidato a governador contra o atual Fábio Mitidieri (PSD), que tentará a reeleição; já outros setores destes Movimentos de Direita entendem que o melhor nome para a disputa é o do senador Laércio Oliveira (PP), lembrando que ele foi eleito em 2022 com muitos votos de bolsonaristas.

Este segmento político não abre mão de Valmir de Francisquinho, mas há quem entenda que ele ajudaria bastante numa possível chapa encabeçada por Laércio, o que além do eleitorado mais conservador, traria o apoio de quem tanto clama por um gestor eficiente no comando do Estado, e com credibilidade junto à classe empresarial, ao comercio e à indústria. Talvez o senador sergipano não confirme, mas suas pautas no Congresso contemplam este eleitorado.

Não custa lembrar que o eleitorado bolsonarista findou sendo decisivo para a “virada” do governador Fábio Mitidieri no 2º turno da campanha eleitoral de 2022. Isso depois que, impedido pela Justiça Eleitoral, o então candidato Valmir de Francisquinho anunciou apoio à candidatura do petista Rogério Carvalho para o governo de Sergipe. A maioria daquele segmento de Direita não aceitou este “movimento” e optou por migrar e votar para Mitidieri.

O problema é que este mesmo segmento desde então não anda muito satisfeito com o posicionamento político do governador que ajudaram a eleger, muito pela relação política e administrativa com o presidente Lula (PT). Talvez por isso, estes segmentos de Direita, não agora em 2024, mas já no próximo ano, quando a eleição estadual estiver mais próxima, comecem a defender, publicamente, uma aproximação entre Laércio, Valmir, Rodrigo Valadares e tantos outros bolsonaristas. É aguardar...

 

Veja essa!

Alinhados nacionalmente, o PL e os Progressistas devem preparar os palanques em todos os Estados e em Sergipe não será diferente. A visita do ex-presidente Bolsonaro a Sergipe no final deste mês dará uma percepção do cenário que teremos mais adiante, com políticos que estarão juntos em 2026, inevitavelmente.

 

E essa!

De Laranjeiras chega a informação que as Fazendas Boa Sorte e Varzinhas, além da Usina Pinheiro, que têm participação efetiva, politica e administrativamente falando, vão seguir bem alinhadas para as eleições deste ano no município. Os grupos terão pré-candidatura única para prefeito em 2024.

 

Clima quente!

Não chamem para a mesma mesa o ex-vice-prefeito de São Cristóvão, Adílson Júnior (União), e o deputado estadual Paulo Júnior (PV). Havia a possibilidade de aliança política entre as partes, mas diante das divergências sobre a vaga de vice, a impressão é que o rompimento é algo irreversível...

 

Com Diego Prado

Por sua vez, a esposa de Adílson Júnior, Denake Garcez já declarou apoio em suas redes sociais para o pré-candidato a prefeito do governador Fábio Mitidieri, o vereador Diego Prado (PSD).

 

Mudanças no governo

Com o objetivo de disputarem a eleição deste ano, diversos auxiliares do governador já estão deixando seus respectivos cargos para não correrem o risco de ficarem impedidos pela Justiça Eleitoral. As mudanças talvez estejam antecipando uma “reforma administrativa” necessária até o final ano, até para “oxigenar a máquina”.

 

William na disputa

O Conjunto Augusto Franco terá mais uma alternativa para a Câmara Municipal de Aracaju: o jovem William Fonseca, que tem história no município e uma ligação política com o deputado federal Gustinho Ribeiro, vai disputar uma vaga de vereador pelo Republicanos. A turma acredita que o partido pode eleger até dois pré-candidatos este ano.

 

Ricardo Marques I

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) assumiu o comando do Diretório de Aracaju do partido. Filiado ao Cidadania desde 2020, o jornalista foi eleito vereador na primeira eleição municipal que participou e logo foi a revelação da Câmara Municipal de Aracaju. Nesses últimos anos recebeu várias premiações como parlamentar mais atuante da capital sergipana e se destaca pela sua forte atuação por um melhor transporte público, na fiscalização de obras e bom uso do dinheiro público a ser investido na saúde e na educação. 

 

Ricardo Marques II

Em 2022 lançou-se candidato a deputado estadual e recebeu quase 13 mil votos, sendo que 9 mil votos apenas na cidade de Aracaju, sendo o quinto vereador mais votado da cidade. A nomeação para ocupar a presidência do Cidadania de Aracaju vem com a missão de organizar e fortalecer o partido para as Eleições municipais deste ano.

 

Bombeiros Civis

Os desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe, por unanimidade, concederam recurso parcial em provimento anulando o termo de cooperação técnica nº 2021001/CBMS que permitia que Bombeiros Militares trabalhassem de prontidão no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Com isso, deverão ser contratados bombeiros civis para trabalharem no local.

 

Georgeo Passos I

A ação foi proposta pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). O parlamentar, que é autor da Lei nº 8.415/2018, que prevê a contratação de bombeiros civis em locais de grande aglomeração, denunciou que a Aeroportos do Nordeste do Brasil (Aena), concessionária que administra o aeroporto, firmou o termo de cooperação para que mais de 30 bombeiros militares trabalhassem no local.

 

Georgeo Passos II

“São pessoas pagas pelo Estado, trabalhando em um equipamento administrado por uma empresa privada. Não podemos aceitar isso. Os militares não deveriam estar trabalhando ali, e sim no quartel atendendo outras ocorrências. Temos um efetivo pequeno. Quando tem uma ocorrência, principalmente no interior, sabemos das dificuldades por falta de efetivo”, comentou o parlamentar.

 

Georgeo Passos III

Além da suspensão do termo de cooperação, a Justiça determinou ainda o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário público em razão da disponibilização gratuita de bombeiros militares. Georgeo disse esperar que a decisão seja cumprida. “Realmente foi algo que trouxe prejuízo aos cofres públicos. Que esses valores sejam devolvidos e os bombeiros civis sejam contratados para cumprir a sua função”, completou o deputado.

 

Yandra Moura I

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe recebeu o Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante coordenado pela deputada federal e Procuradora da Mulher, Soraya Santos (PL-RJ), e pela deputada federal e coordenadora do Observatório Nacional da Mulher na Política, Yandra Moura (União-SE), com debates importantes para garantir que os direitos das mulheres brasileiras sejam efetivados nos níveis federal, estadual e municipal, principalmente no âmbito da representatividade política.

 

Yandra Moura II

"A Procuradoria da Mulher no Legislativo tem um papel diferente do Executivo e do Judiciário, nosso objetivo é dar voz ao que acontece com as mulheres nesse país, alem de garantir a sua participação efetiva, o exercício", disse Soraya a uma plateia de deputadas federais, estaduais, vereadoras, pré-candidatas e mulheres de diversas áreas da sociedade civil.

 

Yandra Moura III

Yandra Moura destacou a importância da realização do evento neste momento de pré-campanha eleitoral. "Queremos acolher as mulheres nesse momento tão sério e importante para a democracia. Aproveito para agradecer à deputada estadual e procuradora Especial da Mulher, Maisa Mitidieri, que acolheu nossa solicitação", disse.

 

Yandra Moura IV

“Vamos juntas, somar esforços para contribuir com a melhoria dos dados atuais que assustam: apenas 12% de mulheres ocupam espaços de poder no Executivo Municipal e 16% do Legislativo Municipal é exercido por mulheres. É pouco, muito tímida essa forma de representatividade feminina", acrescentou Yandra. Os painéis contaram ainda com mulheres que ocupam espaços de poder no Judiciário e em outras profissões de destaque. O combate à violência política contra as mulheres nas redes sociais também foi abordado, assim como os mecanismos de defesa para as mulheres.

Café com a Juventude 

O domingo pela manhã da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Corrêa, foi reservado para um bate-papo com jovens. Ela ouviu as demandas dos presentes, como o cumprimento do Estatuto da Juventude, oportunidades de empreendedorismo, melhor estrutura na educação, valorização do esporte, entre outras.

 

Emília Corrêa

“Uma energia muito bacana desses jovens que são o futuro de Aracaju. Reafirmei meu compromisso que todas essas pautas estarão inclusas em nosso plano de governo, que, aliás, já está sendo esboçado. Tenho um carinho enorme por nossa juventude porque acompanho de perto todas as suas dificuldades. Garantir oportunidades é um compromisso prioritário para a cidade que queremos”, destacou.

 

Valadares Filho I

Em um momento de crescente efervescência política por conta das eleições municipais de outubro, Sergipe testemunhou um avanço significativo na organização e expansão do partido Solidariedade, sob a presidência do ex-deputado federal Valadares Filho. Através da sua atuação junto às mais diversas lideranças municipais, a sigla estabeleceu raízes em mais de 30 cidades, preparando-se para uma participação expressiva nas próximas eleições, e prometendo trazer novas vozes para a política local.

 

Valadares Filho II

“Estamos muito felizes com o avanço do partido no estado! Estamos na organização em mais de 30 municípios, com pré-candidatos a prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, além de pré-candidatos para as câmaras municipais. Todos são muito bem-vindos para juntos construirmos um Solidariedade cada vez mais forte e comprometido com o futuro de Sergipe”, destacou.

 

Valadares Filho III

O partido, que se posiciona como uma força política emergente, planeja lançar cerca de 200 pré-candidatos em todas as regiões do estado. Este movimento não apenas demonstra um projeto concreto do Solidariedade, mas também reflete um esforço para incentivar uma participação política mais ativa e diversificada.

 

Solidariedade

“Agora é focar nas batalhas que enfrentaremos e continuar buscando a filiação de quadros em todos os setores da sociedade,” acrescenta Valadares Filho, destacando a importância de uma base partidária sólida e engajada. A estratégia do Solidariedade vai além das eleições; ela visa fomentar uma cultura de participação cidadã nas decisões políticas, propondo soluções inovadoras para os desafios das cidades e do estado. 

 

Fábio e o PSD I

O ato de posse do governador Fábio Mitidieri como presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD) ocorreu no Ginásio Constâncio Vieira, e contou com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, destacando a importância do PSD na política sergipana e nacional. 

 

Fábio e o PSD II

Fábio Mitidieri assume a liderança do PSD no estado com o compromisso de fortalecer o Partido e ampliar sua atuação em prol dos interesses dos sergipanos. Com uma carreira política sólida e um histórico de serviços prestados à comunidade, Mitidieri traz consigo uma vasta experiência política. Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos importantes, incluindo vereador de Aracaju, secretário municipal de Esporte e Lazer e secretário de Estado do Trabalho. Como deputado Federal, Mitidieri se destacou pelo seu trabalho em defesa dos interesses de Sergipe no Congresso Nacional. Desde 2023, vem se destacando no cargo mais alto do estado, como governador de Sergipe.

 

Fábio e o PSD III

“Este é um momento importantíssimo, no qual o PSD mostra toda a sua força. Mostra que somos o maior partido político de Sergipe. Formalizamos 47 pré-candidatos a prefeito, 20 pré-candidatos a vice prefeito e centenas de candidatos a vereadores, demonstrando, mais uma vez, que o PSD é o maior partido de Sergipe. Tenho a honra de, pela primeira vez, assumir a presidência estadual do nosso querido PSD. Viva a democracia, viva o PSD”, disse Fábio Mitidieri. 

 

Kassab

Para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a trajetória política de Fábio demonstra sua força política relevante e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar da população sergipana. “A nossa presença aqui expressa o reconhecimento ao grande trabalho do governador Fábio Mitidieri, que assume hoje a presidência estadual do partido. E eu sempre digo que nada mais natural em um partido quando ele tem um governador que ele seja o grande líder e principal dirigente”, disse. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 

O que você está buscando?