Diná Almeida entra na disputa e eleição em Tobias Barreto fica indefinida

Habacuque, 10 de Abril, 2024

A política de Tobias Barreto começa a ganhar contornos de surpresas e indefinições com o anúncio da pré-candidatura à prefeita da ex-deputada estadual Diná Almeida, esposa do ex-prefeito Diógenes Almeida; eles agora assumem o comando do Diretório Municipal do PSB, legenda presidida pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. Na eleição anterior, o atual prefeito Dilson de Agripino superou Diógenes em uma disputa “aperta” por cerca de 400 votos.

No programa “Passando a Limpo” da Luandê FM, o vice-governador Zezinho Sobral foi o entrevistado e deu as boas vindas ao casal Diógenes e Diná Almeida no PSB, além de todo o agrupamento dentro do município, para a construção de um projeto político independente em Tobias Barreto. E antes que surjam novos questionamentos, Diná caminha com uma Certidão emitida junto à Justiça Eleitoral confirmando que ela está apta para disputar a eleição deste ano.

A entrada da ex-primeira-dama Diná Almeida na disputa deixa a eleição em Tobias Barreto completamente indefinida, considerando que o prefeito Dilson de Agripino (PSD) irá disputar a reeleição, naturalmente. Como também, o deputado estadual Kaká Santos (União) está mais do que decidido a disputar o pleito em outubro próximo. São três nomes competitivos, com serviços prestados e que sonham em chegar (ou continuar) no comando do município.

Diná “põe fogo no parquinho” e deixa a disputa pela Prefeitura ainda mais acirrada entre situação e os dois projetos de oposição. É evidente que cada eleição é uma história, mas quando o assunto é Tobias Barreto nunca é demais subestimar a força e a liderança do ex-prefeito Diógenes Almeida. Ele conta com o aval do vice-governador Zezinho Sobral, enquanto que o atual prefeito Dilson de Agripino agora está filiado ao PSD do governador Fábio Mitidieri.

Já o deputado Kaká Santos vai para a disputa pelo União Brasil e tem o apoio incondicional do ex-deputado e presidente estadual de sua legenda, André Moura. O anúncio de Diná Almeida em Tobias Barreto soou como o “fato novo” que a política municipal precisava para que o clima nos bastidores ficasse cada vez mais movimentado. Ainda é muito cedo para fazermos qualquer projeção de quem conta com certo favoritismo, inclusive para quem está na Prefeitura.  Façam suas apostas...

 

Veja essa!

O deputado estadual Paulo Júnior acompanhou sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estância contra concessão do SAAE do município. O Serviço é superavitário, ou seja, gera receita sobre as despesas e funciona sem problemas, com condições de investimentos. Trabalhadores, moradores, vereadores se somam ao pleito do Sindisan.

 

E essa!

“A direção do Sindisan me convidou para acompanhar esse debate urgente para a sociedade. O SAAE de Estância é superavitário, tem capacidade de investimento e é patrimônio local”, disse.

 

Caos na DESO

Nos programas de rádio e nas redes sociais são cada vez mais constantes as reclamações sobre a falta de abastecimento de água em municípios do interior do Estado. Já existem casos de escolas públicas com as aulas suspensas pela falta de água. Tem regiões sofrendo há mais de 20 dias e o governo do Estado precisa dar uma resposta, até porque o calor continua intenso.

 

Machado na Alese

Se intensificaram os rumores de que o ex-deputado José Carlos Machado estaria próximo de retornar à Assembleia Legislativa, após muitos anos. Ele é agora o primeiro suplente do PL e existe a possibilidade real de o deputado Marcos Oliveira (PL) ser indicado como pré-candidato a vice-prefeito em uma chapa encabeçada por Valmir de Francisquinho em Itabaiana. Será o presságio de uma grande “onda azul” por aí?

 

Sobre 2026

Este colunista externou os rumores de que setores da Direita Sergipana defendem uma candidatura própria a governador e vice para 2026 com o objetivo de assegurar um palanque sólido para o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no Estado. A especulação girou em torno de um projeto que tanto poderia ter o senador Laércio Oliveira (PP) quanto o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) liderando o processo eleitoral.

 

Exclusiva!

Uma fonte do Agreste Sergipano comentou com este colunista sobre a possibilidade desta aliança de Direita e de eleitores de Jair Bolsonaro, mas entende que não havendo intenção de Laércio Oliveira disputando o governo, os bolsonaristas poderiam buscar uma composição com o governador Fábio Mitidieri (PSD), repetindo o voto dado no 2º turno de 2022.

 

Bomba!

A mesma fonte serrana anuncia: se existir a possibilidade de uma aliança entre Fábio Mitidieri e Valmir de Francisquinho, o possível pré-candidato a vice-governador seria o deputado federal Ícaro de Valmir (PL). A fonte revelou, inclusive, que já existem rumores neste sentido em andamento. Mas qualquer conversa só deverá avançar após as eleições municipais de 2024...

 

Fogaréu de Luciano

Ninguém se engane! Uma das maiores manifestações políticas e culturais do Estado de Sergipe, o “fogaréu” do “Progresso com Liberdade” liderado pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD) já começa a ser planejado e, segundo se comenta na política serrana, este ano a festa promete ser uma das maiores, mais participativas e com muita diversidade.  

 

Falando nele

Já que o assunto é a política de Itabaiana e Luciano Bispo, seu agrupamento político anuncia para sábado (13), a partir das 19 horas, na praça do Chiara, o lançamento da pré-campanha do empresário Édson Passos e do pré-candidato a vice-prefeito Aguinaldo de Verso. O clima político no município promete ficar ainda mais intenso. Que seja feita uma grande festa, com paz, democracia, sem violência e muita alegria.

 

Alô Monte Alegre!

Numa decisão da juíza eleitoral Fabiana Oliveira Bastos, a prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano, e o vice-prefeito Bibia do Couro, respectivamente, tiveram seus diplomas eleitorais cassados, assim como seus mandatos. A magistrada acatou uma denúncia proferida pela Coligação adversária. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, a depender, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Vai recorrer!

A assessoria jurídica da prefeita deve estar buscando algum efeito suspensivo para continuar no cargo até o trânsito em julgado por um colegiado. Como a prefeita Nena de Luciano já está no exercício de seu segundo mandato consecutivo, ela já não disputaria as eleições municipais este ano. Por sua vez, o vice Bibia do Couro é pré-candidato em 2024.

 

Olha o Prefeitinho!

O radialista experiente Aloisio Andrade (Prefeitinho), há 14 anos no comando do programa Juventude Notícias – líder em audiência no horário do meio-dia na radiofonia lagartense, estreou na rádio boquinhense Lagamar FM 95.5. O programa chamado “Frente A Frente” vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h.

 

Alô Boquim!

O programa contará com entrevistas, debates, noticiários, novidades, além do famoso editorial político do conceituado comunicador. Além disso, Prefeitinho apresentará com a participação do radialista César Fontes, natural da cidade de Boquim.

 

Emília em Aracaju I

O auditório de um hotel situado na orla de Aracaju ficou pequeno para a quantidade de pastores e líderes dos quatro cantos da cidade que aderiram voluntariamente à pré-campanha da vereadora Emília à Prefeitura da capital. Estiveram presentes líderes das mais diversas igrejas e denominações evangélicas da cidade, a exemplo da igreja internacional da Graça de Deus, uma das maiores igrejas do estado, que levou ao evento a sua equipe pastoral e o seu Presidente Estadual, Pastor Vanderlei Duarte.

 

Emília em Aracaju II

Também se fizeram presentes, e compuseram a mesa do evento, o vereador Ricardo Marques (Cidadania), o Deputado Federal Rodrigo Valadares (União Brasil), o Pastor José Carlos, que é presidente estadual do FENASP - Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Politica e Lúcio Flávio, que é coordenador nacional da Marcha da Família Cristã.

 

Emília em Aracaju III

O Pastor Itamar Bezerra, esposo de Emília Corrêa, fez uma participação especial no encontro. Ele abriu o evento orando e entoando louvores. Além dele, também se pronunciaram o Pastor Euquias Correia, Presidente da Convenção Batista em Sergipe, e o Pastor Thiago Holanda, Presidente do Café da Unidade de Pastores.

 

Emília em Aracaju IV

Após a exibição de um vídeo que contou parte de sua história, Emília fez um breve pronunciamento confirmando o seu compromisso com o perfil de defensora pública, de defensora dos direitos da população mais carente, de advogada do povo. Emília também reafirmou os seus princípios e valores, lembrando da sua história de fé, desde sua infância em Lagarto. Ela encerrou a sua fala usando uma passagem bíblica que diz: “Uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós confiamos em Deus”.

 

Amaral de Abóboras

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Salgado, Amaral de Abóboras, filiou-se ao partido Republicanos. O momento reuniu amigos e personalidades da política salgadense, como o ex-prefeito Duilio Siqueira. Minha decisão de me filiar ao Partido Republicanos não poderia ser mais acertada. Este é um partido que tem demonstrado, ao longo dos anos, um compromisso com a integridade e a responsabilidade política. Um partido que valoriza seus filiados e trabalha incansavelmente para promover o desenvolvimento e o progresso das comunidades que representa", disse Amaral. Recentemente Amaral de Abóboras anunciou sua pré-candidatura para o quarto mandato como vereador.

 

Olha a Barra!

O município da Barra dos Coqueiros, por mais um ano, foi certificado pelo Governo Federal que é integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. Trata-se de um importante instrumento que é gerido pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais.

 

Mapa do Turismo

Ao todo 38 municípios de Sergipe, de acordo com o MTur, fazem parte, atualmente, do Mapa do Turismo Brasileiro, sendo a Barra dos Coqueiros integrante do Polo Costa dos Coqueirais, formado pelas cidades da Barra, Aracaju, Estância, Indiaroba, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pirambu, Santa Luzia do Itanhy, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.

 

Alô Carmópolis!

O Hospital Amparo de Maria já abriu as portas de sua mais nova unidade de saúde, a Clínica Amparo, marcando uma nova fase no atendimento médico da região. Localizada no município de Carmópolis, a Clínica Amparo visa suprir a crescente demanda por serviços de saúde em toda a região, abrangendo as áreas do norte, sertão, agreste, vale do Japaratuba e vale do Cotinguiba.

 

Clínica Amparo I

A Clínica Amparo oferecerá uma variedade de serviços médicos, incluindo consultas e exames gratuitos, visando atender às necessidades da população local e das comunidades vizinhas. Desde a sua abertura, a Clínica Amparo oferece consultas ortopédicas, exames de ultrassonografia e uma variedade de outros serviços médicos, sempre com o compromisso em proporcionar cuidados de saúde de qualidade para todos.

 

Clínica Amparo II

Com a entrada em pleno funcionamento da Clínica Amparo, espera-se que a comunidade local e das regiões vizinhas tenha acesso a uma ampla gama de especialidades médicas, beneficiando tanto os pacientes do sistema de saúde municipal quanto aqueles com planos de saúde ou atendimento particular. Este é um passo significativo na melhoria dos serviços de saúde na região e no cuidado com a saúde da população.

 

Alô Pacatuba!

A Câmara Municipal de Pacatuba realizou Sessões Plenárias debatendo proposituras relativas ao transporte escolar para estudantes universitários, direitos e assistência à mulher, e a criação de nome oficial de rua para localização no município. Foram encaminhadas ao Executivo Municipal as Indicações 08/224 e 09/2024 de autoria da presidente Leilane Quitério que dispõem sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal da Mulher no município de Pacatuba.

 

Políticas públicas

O Fundo tem o objetivo de assegurar recursos financeiros para as políticas públicas, principalmente para a efetivação do enfrentamento à violência contra o gênero feminino e ao feminicídio, Já o Conselho, visa ser um órgão de participação e controle social que tem por objetivos formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução das políticas públicas, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros voltados para promover a igualdade e os direitos das mulheres.


Olha o Solidariedade!

Em um momento de crescente efervescência política por conta das eleições municipais de outubro, Sergipe testemunhou um avanço significativo na organização e expansão do partido Solidariedade, sob a presidência do ex-deputado federal Valadares Filho. Através da sua atuação junto às mais diversas lideranças municipais, a sigla estabeleceu raízes em mais de 30 cidades, preparando-se para uma participação expressiva nas próximas eleições, e prometendo trazer novas vozes para a política local.

 

Valadares Filho

“Estamos muito felizes com o avanço do partido no estado! Estamos na organização em mais de 30 municípios, com pré-candidatos a prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, além de pré-candidatos para as câmaras municipais. Todos são muito bem-vindos para juntos construirmos um Solidariedade cada vez mais forte e comprometido com o futuro de Sergipe”, destacou.

 

Pré-candidatos

O partido, que se posiciona como uma força política emergente, planeja lançar cerca de 200 pré-candidatos em todas as regiões do estado. Este movimento não apenas demonstra um projeto concreto do Solidariedade, mas também reflete um esforço para incentivar uma participação política mais ativa e diversificada.

 

Base sólida

“Agora é focar nas batalhas que enfrentaremos e continuar buscando a filiação de quadros em todos os setores da sociedade,” acrescenta Valadares Filho, destacando a importância de uma base partidária sólida e engajada. A estratégia do Solidariedade vai além das eleições; ela visa fomentar uma cultura de participação cidadã nas decisões políticas, propondo soluções inovadoras para os desafios das cidades e do estado. 

 

“Primeira Infância”

O Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta” foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCESE). O evento reuniu várias autoridades com um único objetivo: discutir políticas públicas voltadas à primeira infância. A ocasião foi de imersão no aprendizado por meio de palestras, mesas temáticas e adesão de 65 municípios ao Pa​cto Sergipano pela Primeira Infância.

 

José Carlos Felizola

À frente da coordenação da Primeira Infância no âmbito do TCESE, o conselheiro José Carlos Felizola, em seu discurso, ressaltou a relevância do Pacto para o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para essa faixa etária em Sergipe: “É um momento muito feliz para nós porque nos abraçamos com uma causa tão importante, sobretudo, no momento tão difícil e conturbado para o nosso país. Os índices sociais têm voltado a alarmar. A fome, a miséria, e também a volta de doenças que a gente pensava que estavam erradicadas, justamente porque falta uma política pública de vacinação efetiva”.

 

Sobre o evento

A Palestra Magna, conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, conselheiro André Matos, e pela presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, abordou o conceito de primeira infância e deu ênfase a seus pilares. Um dos pontos altos do evento foi a adesão ao Pacto pela Primeira Infância, momento no qual os gestores dos municípios sergipanos se comprometeram a direcionar esforços para fomentar as políticas direcionadas a área. 

 

Alô Simão Dias!

Em um ato bastante concorrido foi realizado, o “Encontro de Líderes – PSB Simão Dias”, idealizado pelo presidente do Partido Socialista Brasileiro no município, prof. Edson Costa. Na ocasião, o PSB confirmou apoio ao projeto político do ex-prefeito Marival Santana (União Brasil). Foram lançados 25 pré-candidatos a vereador, que colocaram seus nomes à disposição da sociedade simãodiense e nas convenções serão definidos os nomes de 14 candidatos do partido em Simão Dias.

 

Marival Santana I

O presidente do PSB, em Simão Dias, reafirmou o apoio a Marival Santana. “O PSB está aqui para ajudar você a fazer uma política do bem, e estaremos em todos os momentos com você, para ajudar e fazer a política acontecer”, enfatizou Edson Costa durante fala direcionada ao ex-prefeito Marival.

 

Marival Santana II

Já Marival Santana destacou o compromisso com o PSB de Simão Dias. “Quero aqui dizer que o nosso agrupamento tem compromisso com o PSB de Simão Dias, e com você, Edson. Tenha certeza, que está no nosso projeto antes e com fé em Deus estará a partir de 1° de janeiro de 2025”, pontou o ex-prefeito.

 

Fábio Mitidieri

O governador Fábio Mitidieri em seu discurso enalteceu a atuação do presidente municipal do PSB. “É muito bom ver a sua atuação na vida pública. A sua energia e alegria de como você trabalha, a empolgação que você passa para todos esses, e isso tem nome: credibilidade”, destacou Mitidieri.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc