“A Lagoa Aju” vira tendência e ficará “em cartaz” na temporada Outono/Inverno

Habacuque, 11 de Abril, 2024

Estamos em um ano eleitoral, quando os cidadãos irão às urnas para escolherem quem será a (o) futura (o) prefeita (o) e os futuros vereadores dos municípios brasileiros, inclusive em Aracaju. E um dos temas que certamente entrará na “pauta” do debate político este ano é o crescimento desordenado da capital sergipana que por mais de uma década sofre sem a revisão do plano diretor. É inegável, inclusive, o poder de influência e “persuasão” que alguns empresários impõem para manter o plano “na gaveta”!

Uma “figura ilustre” e bem conhecida nas rodas sergipanas, inclusive, parece ter “calafrios” quando o tema “revisão do Plano Diretor” vem à tona; já alguns políticos adoram este momento porque sempre ganham uma “atenção especial”! A política não é mesmo um “território para amadores”! Diante de tantos “acordos e negociatas”, quem paga a conta sempre é o cidadão aracajuano que, ano após ano, sofre com os alagamentos em tempos de chuva e com a “buraqueira” nas demais estações...

Por conta da ausência desta revisão do Plano Diretor, a cidade cada vez mais sofre nos dias quentes sem a devida arborização, com a exploração imobiliária e uma zona de expansão que cresce sem o devido planejamento, com invasões e aterramentos dos manguezais e falta de preservação dos mananciais. Os interesses políticos e empresariais são sempre priorizados e a Câmara Municipal até tem questionado o tema, mas efetivamente os resultados seguem sem aparecer.

As chuvas voltaram com mais intensidade e a “cidade da qualidade de vida” ficou “submersa”! Diversos pontos da capital não suportam alguns milímetros de água a mais e se transformam em um verdadeiro “caos” e alagamentos! Aracaju já sofre com a falta de mobilidade urbana e com um transporte coletivo altamente deficitário e defasado, e agora um dia chuvoso chega a ser desesperador! Tudo para preservar os tais interesses políticos e empresariais...

Não custa lembrar que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), seja na condição de gestor ou vice da capital, já está participando da administração por quase 18 anos! Alguns problemas como a licitação do transporte coletivo, por exemplo, só geram uma movimentação de Edvaldo nos anos eleitorais, coincidentemente. Depois é “gaveta”! Bem assim está a revisão do Plano Diretor! E o povo segue pagando (e dançando) IPTU caro, ao som da “zabumba” e do “pagode”...

Para uma quinta-feira (11) de mais enchentes em diversos pontos da cidade, após poucas horas de chuva, com muitos transtornos para os trabalhadores e usuários do transporte público, o cenário ideal para o mais novo “lançamento” em breve em todos os cinemas: vem aí “A Lagoa Aju”, que certamente será tendência e ficará “em cartaz” durante toda a temporada Outono/Inverno, ou enquanto os dias chuvosos perdurarem! Seria cômico, se não fosse trágico...

 

Breno Garibalde I

O vereador Breno Garibalde destacou a necessidade da preservação da fauna na capital sergipana. Muitos animais como jacarés e cobras estão sendo vistos pelas ruas da cidade, principalmente no Jabotiana e Zona de Expansão de Aracaju, região que apresenta um crescimento desordenado nos últimos anos.

 

Breno Garibalde II

“Infelizmente o crescimento desordenado da cidade é uma realidade e, com isso, muitos animais estão aparecendo em áreas residências procurando por comida. A gente sabe que eles chegaram primeiro e que a gente ocupou o habitat deles, então precisamos olhar por eles antes que aconteça algum acidente - com humanos e/ou animais”, alerta o vereador.

 

Breno Garibalde III

Ainda segundo Breno, é necessário e urgente que o espaço desses animais seja respeitado, como também pensar em desenvolver a cidade de uma forma ordenada e que ande em consonância com o meio ambiente. “Há algumas semanas mostrei aqui um vídeo com árvores sendo derrubadas e aves gritando, animais procurando meios de sobrevivência. Isso é muito preocupante”, complementa o parlamentar. 

 

Tecarmo

Breno acrescenta que, quando o Tecarmo era administrado pela Petrobras, a empresa realizava o serviço de alimentação dos animais que viviam naquela área, como uma forma de prevenção de acidentes para os trabalhadores e pela preservação da fauna.

 

Lagoas

“Infelizmente a atual empresa não faz mais isso e os animais saem de lá para ir atrás de comida pelas ruas da cidade. A Adema tem o trabalho de resgate desses animais, mas não temos local de preservação. Não temos mais lagoas preservadas, porque muitas estão sendo aterradas para construção de empreendimentos e com isso, toda a nossa fauna está se acabando”, pontua o vereador.

 

Cícero do Santa Maria I

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para cobrar a realização de exames de ultrassonografias nos postos de saúde da Capital. De acordo com o parlamentar, cerca de 30 mil pessoas estão na fila esperando pelo exame.

 

Cícero do Santa Maria II

E para tentar amenizar o sofrimento da população e agilizar a realização de ultrassonografias, o parlamentar destinou emendas impositivas para a compra dos exames nos postos de saúde Celso Daniel, Osvaldo leite, e Elisabeth Pita, ambos no bairro Santa Maria e no Roberto Paixão, no 17 de Março.

 

Cícero do Santa Maria III

“Pelo valor que foi me passado pela Secretaria Municipal da Saúde, eu destinei verba para compra de 714 exames em cada unidade, mas a população ainda continua na fila, sofrendo”, lamentou o parlamentar lembrando que as emendas impositivas já foram liberadas.

A fila não anda!

Para Cícero, as verbas repassadas pelo seu mandato deveriam fazer com que a fila andasse mais rápida. “Pelo menos nos quatro postos que eu enviei, essa fila deveria ter uma maior agilidade e não é isso o que estamos vendo e quero um posicionamento da Saúde para saber o porquê que a população continua sofrendo na fila, se o dinheiro já foi liberado?”, questionou.  

 

Veja essa!

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) que está acompanhando de perto o processo licitatório do transporte coletivo, afirmou em discurso na Câmara Municipal de Aracaju que não concorda com o aumento da tarifa da passagem logo após a licitação.

 

E essa!

“A licitação vai estabelecer direitos e deveres entre a prefeitura e as empresas contratadas. Antes de se falar em aumento elas precisam mostrar para que veio. É preciso estabelecer metas e prazos para serem cumpridos por parte das empresas. O povo já sofreu demais esses anos todos e não é justo já começar pagando a conta com aumento da tarifa. Antes do reajuste é necessário mostrar as melhorias, afinal a prefeitura já paga subsídios e agora o Governo de Sergipe deu a isenção do ICMS para o diesel”, disse o vereador, que também é presidente da Comissão de Transportes da Câmara.

 

Licitação do transporte

Na semana passada, Ricardo Marques esteve no Ministério Público onde também entregou a sua contribuição com um relatório apontando observações sobre o edital da licitação do transporte, o mesmo documento também foi enviado à Prefeitura de Aracaju.

 

Laércio Oliveira I

As micro e pequenas empresas foram as que mais sofreram durante a pandemia da Covid-19 e, por isso, foi criado o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Agora, está em discussão no Senado Federal o Projeto de Lei número 6012/2023 que o torna permanente. Como relator, o senador Laércio Oliveira (PP) apresentou essa semana um texto favorável na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

Laércio Oliveira II

O programa de crédito foi bem-sucedido, mas os recursos estão garantidos somente até 2025. O texto prevê que os recursos não utilizados do Fundo Garantidor de Operações (FGO) possam ser empregados para a cobertura de novos empréstimos ao invés de retornarem para a conta do Tesouro Nacional. “A medida traz de volta a esperança para as micro e pequenas empresas que queiram reinvestir em seus negócios, promover o desenvolvimento e a geração de empregos”, afirmou o senador.

 

Esperidião Amin

“Na ausência de novos aportes no Pronampe, existe o risco de que o programa fique inoperante, a partir de 2025. Eu recebi essa sugestão na condição de presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças e, com satisfação, solicitei que a bancada de Santa Catarina o subscrevesse. Ele vai fazer com que os recursos devolvidos não vão para o Tesouro, e sim para fazer girar o crédito para a micro e pequena empresa na microfinança. Portanto, é um projeto que deu certo, que é importante e que merece ser perenizado pela reaplicação dos recursos que sejam pagos”, afirmou o autor, senador Esperidião Amin.

 

Luta pelo emprego

“A minha maior luta é pelo emprego e todos sabemos que as micro e pequenas empresas tem um papel fundamental nesse assunto. Esses recursos seriam devolvidos não vão para o Tesouro, e sim para fazer girar o crédito para a micro e pequena empresa na microfinança. Portanto, é um projeto que deu certo, que é importante e que merece ser perenizado pela reaplicação dos recursos que sejam pagos”, explicou Laércio Oliveira.

 

Professor Bittencourt I

Um dos assuntos abordados pelo vereador Professor Bittencourt (PDT), no grande expediente da Câmara Municipal de Aracaju, foi em relação às ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. O vereador apresentou uma reportagem veiculada em rede nacional que destaca a modernização e inserção tecnológica na rede pública de ensino.

Professor Bittencourt II

“Aqui não há quem não seja entusiasmado com a educação, educação é algo fundamental sobretudo no universo dos mais carentes, e ver uma cena como essa, em destaque em rede nacional, para mim é muito empolgante, eu que sou professor e que já fui secretário de educação municipal.  Isso é um conjunto de tecnologias que se insere a capacidade criativa do professor, que se insere ao mundo de conhecimentos que o professor tem, para transformar a escola em um espaço cada vez mais atrativo para as crianças”, disse o parlamentar.

 

Professor Bittencourt III

Bittencourt fez questão de parabenizar a gestão pública da educação no município de Aracaju. "Parabenizo toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Edvaldo Nogueira, o excelentíssimo secretário municipal de educação, Ricardo Abreu, e todos aqueles que trabalham para a melhoria da educação nesse município. Que a criança esteja em casa ansiosa para ir à escola, e que quando tiver na escola esteja louca para permanecer nela. Eu fico muito orgulhoso enquanto parlamentar, mas sobretudo, como professor em ver a escola pública municipal nesse patamar", complementou.

 

Paulo Júnior I

O deputado estadual pelo Partido Verde, Paulo Júnior, cobrou diálogo para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Estância e de São Cristóvão não participem da concessão da Deso, proposta pelo governo do Estado. A cobrança foi realizada um dia após o parlamentar acompanhar sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estância sobre o tema.

 

Paulo Júnior II

Paulo Júnior votou contra o projeto de Lei do Executivo de concessão da Deso e destacou que o SAAE de Estância é superavitário, com capacidade de investimento. Da mesma forma, no município de São Cristóvão, onde o SAAE atende o Centro Histórico.

 

Paulo Júnior III

“Que o governador dê a faculdade aos prefeitos de decidirem se irão continuar com o serviço ou se irão aderir à concessão. O governo precisa agir com cautela sobre a concessão de serviços de saneamento e de abastecimento de água. Inclusive em São Cristóvão, a Deso trabalha de forma precária. É importante falar que as taxas irão aumentar com a concessão”, discursou, destacando que Capela, administrado pela prefeita Silvany Mamlak, esposa do deputado estadual e líder do governo, Cristiano Cavalcante, e Carmópolis, administrada por Esmeralda Cruz, tia do governador, decidiram não aderir à concessão.

 

Carlos Magalhães I

O escritor e biógrafo Antônio Camilo lançará nesta quinta-feira (11), a partir das 18h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, a biografia de Carlos José Magalhães de Melo, popularmente conhecido como Magá, Esse ilustre sergipano, de Propriá, é radialista, cronista e um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo do estado.

 

Carlos Magalhães II

Intitulada “Carlos Magalhães – Pode me chamar de Magá que eu não me incomodo”, a obra surgiu do convite realizado pelo empresário Carlos Alberto Menezes Luduvice, diretor-presidente da Heca Construtora e Urbane Incorporadora, que tinha o desejo de perpetuar a vida do ídolo e amigo, que é considerado um dos maiores narradores do futebol nacional.

 

Carlos Magalhães III

A biografia conta com um vasto acervo fotográfico e cartoons, que narram com detalhes a trajetória de Magá, desde o início da carreira no rádio em Alagoas, ainda de forma amadora, até os grandes feitos na comunicação radiofônica. “Embora declare ser o rádio sua grande paixão, atuou em diversas outras áreas, pois foi odontólogo, professor universitário, sanitarista, deputado federal, além de ter ocupado diversos cargos públicos, sempre portando-se com ética e dignidade”, explica o biógrafo.

 

Dois imortais

O livro, que conta com prefácio e apresentação de Jorge Carvalho do Nascimento e José Anselmo Oliveira, respectivamente, dois imortais das letras de Sergipe, traz depoimentos de figuras ilustres, como o governador Fábio Mitidieri, o ex-governador Antonio Carlos Valadares, a ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, o magnífico reitor da UNIT professor Jouberto Uchôa de Mendonça, o procurador aposentado do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Cabral Menezes, o jornalista Mozart Santos, além de diversos radialistas e cronistas esportivos.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc