Chuvas de Pernambuco e Alagoas servem de alerta para autoridades sergipanas

Habacuque, 31 de Maio, 2022

Desde a semana passada que chuvas torrenciais estão atingindo toda a região Nordeste, com muitos estragos e vítimas em especial nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Os prejuízos são tamanhos que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), sobrevoou as regiões atingidas por enchentes na Região Metropolitana do Recife (PE) e anunciou o repasse de R$ 1 bilhão para minimizar o sofrimento dos pernambucanos. Alguns municípios, inclusive, chegaram a ficar isolados.

Em Alagoas a realidade não é diferente. Após dias consecutivos de muitas chuvas, as perdas sequer foram contabilizadas. A situação é tão grave que vários municípios chegaram a decretar Situação de Calamidade Pública, atingindo em cheio diversos bolsões de pobreza. Artistas nacionais e autoridades estão mobilizadas propagando campanhas de arrecadação de alimentos e mantimentos, considerando que já há uma estimativa de mais de 18 mil alagoanos estão desalojados e desabrigados.

Nessa segunda-feira (30), assim como outros Estados da Federação, Sergipe também se somou e o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou o envio de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar para ajudar a força-tarefa pernambucana no apoio às localidades atingidas pelas chuvas. Por sua vez, este colunista entende que o momento requer uma atenção especial das autoridades sergipanas para o que também pode acontecer em nosso Estado.

Em Sergipe, mesmo que em uma intensidade menor, as chuvas estão sendo consecutivas, e a Defesa Civil tem procurado alertar a população para casos parecidos com os registros nos Estados vizinhos de Alagoas e Pernambuco. As autoridades precisam ficar em alerta máximo para áreas de risco e até procurar conscientizar a população.  Esse trabalho de prevenção pode salvar muitas vidas e o momento requer “despolitizar” os ânimos e se concentrar nas instabilidades climáticas...

 

Veja essa!

Em entrevista ao CINFORM ON LINE, o novo presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) e prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, reafirmou seu compromisso político com o governador Belivaldo Chagas (PSD) e com o pré-candidato a governador, Fábio Mitidieri (PSD).

 

E essa!

Alan de Agripino também disse que apoia o deputado estadual Luciano Bispo (PSD) que buscará a reeleição na Assembleia Legislativa. “Também formalizamos um compromisso com o ex-deputado federal André Moura, que ajudou por demais o nosso município. São pessoas que já ajudaram e ajudam Areia Branco. Isso é gratidão!”.

 

Senado na espera

Questionado sobre o voto para senador da República, Alan de Agripino disse que “nós estamos aguardando a decisão do governador. Nós fazemos parte de um agrupamento e vamos seguir as decisões dele; meu tio Agripino tem muita gratidão, como eu também. Tenho que seguir com a lealdade de meu tio e a gratidão do meu povo, e nós vamos esperar a decisão do nosso governador”.

 

Alô São Cristóvão!

Em São Cristóvão, denúncias e mais denúncias começam a repercutir. Depois do episódio envolvendo uma empresa na coleta de lixo, onde várias irregularidades e improbidades foram apontadas e comprovadas, agora chega a informação da realização de serviços sem a devida cobertura contratual.

 

Bomba!

Este colunista foi informado da contratação de uma empresa para receber por serviços, supostamente não realizados, com rescisão de contrato para não conceder direitos legais a uma empresa contratada que não comungou com as “regras do jogo”; fala-se também na recontratação (direcionamento) contemplando tudo e mais algumas demandas não acatadas anteriormente, algo muito estranho, ainda mais quando envolve recursos públicos e que, em breve, deixará muita gente estarrecida...

 

Exclusiva!

Este colunista tomou conhecimento de um acordo político, firmado recentemente, que passa por uma “troca”, ou seja: completamente inviabilizado, eleitoralmente falando, um político fez um “acordão” para “trocar de camisa” e mudar completamente de posição sobre tudo o que pensava e defendia. Coisas dos bastidores da política que se vierem à tona...

 

Sérgio Reis I

O pré-candidato a deputado estadual Sérgio Reis (PSD) esteve no município de Itabaianinha e recebeu o apoio do ex-prefeito Renildo Santana para as eleições de 2022. “Hoje foi dia de encontrar o amigo e ex-prefeito de Itabaianinha Renildo Santana para firmar nossa parceria para as eleições deste ano. Renildo já nos garantiu apoio e é mais uma grande liderança política que vai marchar conosco. É a prova de que Sergipe quer e vai continuar avançando”, afirmou Sérgio.

 

Sérgio Reis II

O pré-candidato também marcou presença no município de Indiaroba e foi recebido pelo ex-prefeito Dr. Raimundo e pelo empresário JP. “Que alegria poder reencontrar os amigos e firmar mais apoios para a nossa caminhada. E foi dessa forma em Indiaroba, neste sábado, onde fui recebido pelo ex-prefeito Dr. Raimundo e pelo empresário JP, que fez questão de me mostrar a imagem em tamanho real da minha santa protetora, Santa Teresinha”, disse Reis.

 

Gustinho Ribeiro I

O deputado federal Gustinho Ribeiro esteve no município de Estância e visitou as ruas do Bairro Cidade Nova que receberão pavimentação asfáltica, fruto de emenda parlamentar. Ao lado do vice-prefeito de Estância, André Graça, Gustinho Ribeiro percorreu as ruas do bairro Cidade Nova. Serão investidos mais de R$ 1 milhão numa parceria do mandato parlamentar com a Prefeitura de Estância. 

 

Gustinho Ribeiro II

“Fizemos uma visita e uma vistoria nas ruas que receberão a pavimentação asfáltica. Vamos levar mais mobilidade e dignidade para a população de Estância. Essa é a primeira de muitas obras e investimentos que levaremos para o município”, garantiu Gustinho Ribeiro. 

 

André Graça

“Tenho certeza que essa parceria dará muito certo e o povo de Estância tem muito a ganhar com ela. O bairro Cidade Nova será ainda mais valorizado com a pavimentação asfáltica que será feita”, afirmou André Graça.

 

Breno Garibalde I

A conscientização ambiental é um dever de todos e nesta semana, Aracaju recebe uma programação especial em alusão a "Semana do Meio Ambiente". O evento "Bora pensar Verde" contará com plantio de árvores, instalação de ecobarreira, oficina de compostagem, sessão especial sobre emergências climáticas, intervenção urbanística nos bueiros, roda de conversa, roda de samba e ação de limpeza no Rio do Sal. Com organização do vereador Breno Garibalde, a programação possui o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

 

Breno Garibalde II

“O nosso futuro começa agora. Parece clichê falar isso, mas é a verdade. Enquanto não mudarmos nossos hábitos de consumo e tivermos mais consciência ambiental, continuaremos caminhando para um amanhã muito complicado. Por isso que estamos desenvolvendo essa programação, temos que conscientizar cada vez mais a população sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente. A 'Semana do Meio Ambiente' tem como principal objetivo mostrar e reforçar diversas ações que poderíamos ter todos os dias”, ressalta Breno. 

 

“Coleativa”

O ponto alto da semana, será no sábado (4), onde ocorrerá uma intervenção urbanística em alguns bueiros da Avenida Desembargador Maynard, juntamente com o Centro Cultural Doca e o Coletivo Camaleão. Após a intervenção, será realizada uma roda de conversa, com o lançamento do “Coleativa”, o projeto de coleta seletiva da Doca. Além disso, o evento contará com a apresentação do Coletivo Sergipano Mulheres no Samba.

 

Danielle Garcia I

A delegada Danielle Garcia (Podemos), pré-candidata a senadora, prestigiou, a tradicional Festa das Barracas, no município de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi recebida por vereadores e lideranças da região, acompanhou a programação cultural e ainda interagiu com a população.

 

Danielle Garcia II

“É muito bom ver essas festas que fazem parte da nossa tradição sendo retomadas. Além de valorizar a cultura e proporcionar lazer e diversão, esses eventos são uma oportunidade de geração de renda. Por isso, um dos nossos compromissos é garantir mais políticas públicas de incentivo à cultura. Agradeço o carinho com que todos me receberam em Aparecida”, ressaltou Danielle Garcia.

 

Maria Mendonça I

Já ocorre em Itabaiana a tradicional Trezena de Santo Antônio, festividade do calendário religioso da cidade que homenageia Santo Antônio, padroeiro do município. “Esse período, para nós, tem um significado muito especial. A religiosidade pujante do nosso povo é materializada em todas as ações”, destacou a deputada estadual - itabaianense - Maria Mendonça (PDT), ressaltando que “a tradição reflete a fé, a gratidão e a alegria da população”.

 

Maria Mendonça II

Maria explicou que o Trezenário se encerra no dia 12 de junho com a homenagem aos caminhoneiros e a procissão de Santo Antônio. “A comunidade acorda e abre as suas casas para reverenciar Santo Antônio, assim como a esses guerreiros que, de forma silenciosa e solitária, ajudam a desenvolver o Brasil, levando cargas de responsabilidade de Norte a Sul do país. Eles têm a minha admiração e respeito”, falou a deputada, observando que a cidade é “acordada ao som das buzinas dos caminhões”. 

 

Alessandro Vieira I

O senador Alessandro Vieira (PSDB) divulgou os projetos selecionados para a segunda fase - de votação popular - participantes da quarta edição do Edital de Emendas Participativas. O evento ocorreu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e reuniu representantes de órgãos do poder público municipal, estadual e federal, e entidades privadas sem fins lucrativos.

 

Alessandro Vieira II

Ao todo serão 335 propostas disponíveis para votação popular, que estará aberta de 06 à 17 de junho, atendendo diretamente todos os oito territórios sergipanos: Grande Aracaju, Sul, Centro-Sul, Agreste, Leste, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Alto Sertão. Os projetos contemplam as áreas de Agricultura/Pecuária, Assistência Social, Causa Animal, Cultura, Educação, Empreendedorismo/Inovação/Geração de Renda, Infraestrutura/Desenvolvimento Regional, Inovação, Meio Ambiente, Saúde, e Segurança Pública.

 

Alessandro Vieira III

“O Edital das Emendas Participativas é uma ferramenta inovadora que utilizamos em nosso mandato desde 2019. Ao longo dos três primeiros anos, foram mais de 300 projetos contemplados, dos 75 municípios sergipanos. É um trabalho de, literalmente, educação do cidadão para ele entender que esse dinheiro é público e é a população quem deve escolher para onde o recurso vai. Ninguém é mais capacitado para definir as prioridades do que quem está sofrendo na pele", destaca Alessandro Vieira.

 

Mulheres na Política

A procuradora da Mulher da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD), participou, no Senado Federal, do Seminário ‘Mais mulheres na política’ realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, Liderança da Bancada Feminina no Senado Federal, Procuradoria Especial da Mulher do Senado e Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Um debate presencial para estimular a discussão sobre a baixa representatividade das mulheres na política e incentivar a paridade no país.

 

Carta Aberta

Encerrando os trabalhos foi lançada a Carta Aberta às brasileiras, assinada pelas parlamentares do Senado Federal e Câmara dos Deputados, conclamando as mulheres a participarem do processo eleitoral. Sergipe estava representado também pela senadora Maria do Carmo e deputada Kitty Lima. 

 

Mesas temáticas

Foram formadas mesas temáticas sobre Mulher na política, Mulher nas democracias e Mulher nas eleições. Todas apresentadas por profissionais que vivem e estudam o dia-a-dia as situações vividas como o machismo, a discriminação, as dificuldades e a necessidade de mudanças urgentes, entre elas a necessidade de votar maciçamente em mulheres, o que para elas é o primeiro passo a ser seguido.  

 

Goretti Reis

“Precisamos de ações para incentivar e criar condições para que as mulheres usem o voto na busca da paridade. É notório que a Bancada Feminina do Congresso Nacional tem realizado campanhas e ações para incentivar a maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. O envio da Carta às brasileiras reforça o compromisso desses órgãos com as mulheres, principalmente no incentivo e encorajamento de suas participações na política”, comentou Goretti Reis parabenizando os envolvidos no evento.    

 

Fábio Henrique I

Compreendendo a importância social do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI), o deputado Fábio Henrique (União/SE) destinou uma Emenda Parlamentar no valor de R$ 2.550.000,00 para estruturação da Unidade de Atenção Especializada em Saúde. O ofício foi assinado em reunião com a diretoria da maternidade. 

 

Fábio Henrique II

Referência em cirurgia geral ginecológica, UTI pediátrica, neonatal e materna, o HMSI atende cerca de mil pessoas por mês e realiza 30% dos partos do estado. “Há 122 anos a Maternidade Santa Isabel presta um serviço de relevância social à população sergipana, principalmente às famílias assistidas pelo SUS. É preciso unir forças para oferecer a assistência que o povo precisa, e isso inclui saúde pública e de qualidade”, declara o parlamentar.

 

Débora Leite

A presidente do HMSI, Débora Leite, agradeceu a Fábio Henrique por atender de pronto as demandas da maternidade. “Somos imensamente gratos ao deputado por mostrar comprometimento com a saúde pública através do seu mandato. Como única UTI pediátrica do estado, nossas portas estarão sempre abertas para todos, por isso precisamos de doações para continuar”, ressalta. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc