Pré-candidatos já temem a eleição mais “cara” da história em 2022!

Habacuque, 12 de Julho, 2022

Até quanto vale investir em uma campanha eleitoral para conquistar um mandato eletivo? Ser presidente da República, governador do seu Estado ou senador por oito anos, para muitos, vale todo e qualquer investimento. Por sua vez, para ser deputado federal e, principalmente, deputado estadual, há muita gente fazendo e refazendo contas, analisando se vale a pena levar adiante uma pré-candidatura. Geralmente o “retorno financeiro” nem é suficiente, mas muitos buscam na cadeira do Legislativo o prestígio e o Poder que ela proporciona.

Para este colunista, nas conversas que vem mantendo com vários pré-candidatos a cargos eletivos em 2022, é nítida a preocupação de muitos em não suportar os custos de uma campanha que, talvez, se consolide como a mais “cara” da história! Quando se faz este tipo de afirmação, logo quem lê só faz alusão à “compra de votos”, mas justiça seja feita, é preciso levar em consideração uma série de fatores, dentre eles, o fato da economia mundial atravessar profunda instabilidade, ou seja, teoricamente teremos mais pessoas em situação de dificuldade, carente do poder público...

Os efeitos desses problemas econômicos estão sendo sentidos no Mundo inteiro no “pós-pandemia” (se é que ele já acabou), em países governados pela “Direita”, pelo “Centro” e pela “Esquerda”; aqui no Brasil, não fossem os auxílios sociais e repasses do governo federal (e sua grande maioria), além de algumas ações dos governos estaduais, o “caos” já estaria instalado! É inegável que há muita gente passando dificuldade, passando verdadeiramente fome! Mas a nossa “vizinha” Argentina, por exemplo, que apostou em um “novo tempo”, hoje atravessa uma condição bem pior...

E diante de uma sociedade “aos prantos”, parte da classe política sente-se angustiada: uns porque estão entendendo que não possuem estrutura financeira suficiente para encarar uma demanda tão gigante; outros porque já perceberam que terão que gastar um percentual a mais do que estavam projetando para a campanha eleitoral, sobretudo com o que chamamos de “assistencialismo”, que muitos negam e que a Justiça condena, mas sempre acontece e quase nunca ninguém vê...o “povão” não quer ouvir propostas e/ou “lorotas”! As pessoas querem comida e emprego!

É nesse momento, antes do registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, que muitos estão avaliando se realmente possuem chances reais de aprovação nas urnas, se percebem que seus nomes estão bem receptivos junto aos mais pobres. Todo mundo quer ganhar, mas poucos demonstram disposição para gastar, para investir dinheiro, mesmo dentro da legalidade, dentro de um cenário de instabilidade econômica mundial, que pode ser agravar cada vez mais a depender do “humor” da Rússia e da Ucrânia! É tudo muito imprevisível...

Diante de tantas incertezas é comum neste ambiente surgirem “falsos profetas”, “fortes lideranças”, gente que “vende” o capital que verdadeiramente não possui, as estratégias que já não funcionam e que só encarecem algumas campanhas. É o momento em que muitos pré-candidatos, que já lançaram seus nomes, mas que diante desse volume de gastos, sonham com um “convite”, por mais “aleatório” que seja, para recuar e/ou desistir de um projeto. A política tem seus mitos e segredos. Mas também tem muitas “verdades”! E uma delas é que dificilmente se vence uma eleição sem dinheiro...

 

Veja essa!

Ainda não se tem uma definição sobre o nome da base do governo para disputar o Senado Federal, mas este colunista reconhece, no momento, certo favoritismo do deputado Laércio Oliveira (PP). Em relação a ele, apesar de não ser a preferência de muitos do bloco, os demais estariam um pouco prejudicados.

 

E essa!

O problema é que, além do desgaste natural que qualquer político que exerceu cargos Executivos carrega, Jackson traz consigo o inegável “peso da idade” e o fato de já ter anunciado, lá atrás, uma espécie de “aposentadoria” da vida pública. Por mais admiradores que possua, a “flecha lançada” não tem volta...

 

André Moura

Por mais que tenha sido o primeiro e único sergipano a exercer o cargo de líder do governo federal no Congresso Nacional; apesar do volume de recursos que conseguiu viabilizar para o nosso Estado, independente de partido ou região, as pessoas não enxergam André Moura como pré-candidato a senador.

 

Para federal

O que boa parte do seu eleitorado e até muitos de seus adversários sinalizam é que André é um fortíssimo pré-candidato a deputado federal, e caso tenha qualquer impedimento, talvez ainda seja um dos únicos políticos em Sergipe com capacidade e poder de transferência para sua filha disputar a eleição em seu lugar.

 

Laércio bolsonarista

A disputa pelo governo de Sergipe não se relaciona com a corrida presidencial entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Não conseguiram fazer esse “link” aqui no Estado e parece não existir qualquer dificuldade sobre o fato de Laércio Oliveira ter um perfil bolsonarista na base.

 

Apenas no 2º turno

É ilusão, diante de uma eleição tão difícil que teremos pela frente, imaginar que os políticos sergipanos, em sua maioria, estarão engajados na disputa presidencial já no 1º turno. É a regra da sobrevivência e cada um lutará para fazer seu resultado. Só depois, no 2º turno, é que teremos mais ênfase para a disputa presidencial em Sergipe.

 

Exclusiva!

Não existe qualquer tratativa e qualquer conversa em andamento sobre a possibilidade de Katarina Feitoza (PSD) disputar um mandato de senadora da República. Uma fonte passa para a coluna a informação: “Katarina está trabalhando, 24 horas por dia, pensando em ser deputada federal por Sergipe. Este é o projeto!”, assegura.

 

Bomba!

Por sua vez, a mesma fonte do PSD explica que Katarina sempre se comportou com uma “soldada do partido”, fiel e atuante. “É evidente que, se não existir um consenso entre os três nomes, e se for à vontade do agrupamento, (a pré-candidatura ao Senado) pode se viabilizar. Mas hoje o projeto é Câmara dos Deputados”.

 

Ildomário x Alessandro I

Quando este colunista tece algumas críticas ao senador Alessandro Vieira (PSDB), alguns de seus aliados não gostam ou não concordam, mas quem melhor o conhece, seu próprio suplente, o Coronel Mano (Ildomário Gomes) não suportou sua postura e anunciou rompimento.

 

Ildomário x Alessandro II

O suplente justifica o rompimento pela atuação do senador e delegado “contra o decreto de armas, contra a liberdade na internet, na instauração de uma CPI que serviu de palanque eleitoral gratuito para réus de vários processos no STF, dentre outras, serviram para alicerçar minha decisão”. 

 

Ildomário x Alessandro III

“Sou favorável ao Projeto de Lei da Deputada Federal Carla Zambell que anistia brasileiros que estejam sendo processados ou investigados por crime de opinião. Caso tal projeto seja aprovado, vários militares estaduais serão beneficiados, dentre eles o sargento Vieira, o Cabo Will Guerreiro, a minha pessoa, assim milhares de brasileiros. Respeito o senador Alessandro como pessoa e profissional de segurança pública e espero que diferenças políticas não sejam levadas para o lado pessoal”, completa o Coronel Mano. 

 

Laércio Oliveira I

No evento de posse da nova diretoria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, agora sob a presidência do empresário Marcos Andrade [quadriênio 2022/2026], o deputado federal e pré-candidato ao Senado Laércio Oliveira (PP) saudou os empossados, destacando o papel social e de qualificação profissional da instituição.

 

Laércio Oliveira II

Presidente da Fecomércio por dois períodos [2014/2022], Laércio tem sido um defensor do ensino profissionalizante de qualidade. “A educação para o trabalho vai além de ensinar. Ela melhora a autoestima ao possibilitar a oportunidade de um emprego decente, e isso traz felicidade”, disse ele em seu discurso. “Fico muito feliz quando as pessoas falam da transformação no aspecto físico que a Fecomercio sofreu durante a minha gestão, mas o nosso propósito aqui foi cuidar das pessoas”.

 

Laércio Oliveira III

Nos oito anos à frente do sistema, a gestão do parlamentar concluiu 15 obras e deixou seis estão em andamento. Mas para Laércio, a satisfação maior é ver que várias pessoas tiveram suas vidas modificadas pela força da educação. “Eu mesmo sou uma dessas pessoas [que fizeram cursos no Senac]. Subi por aquelas escadas para buscar a transformação na minha vida. Esse papel transformador é a razão de termos trabalhado tanto, de a diretoria ter se esforçado tanto”, disse.

 

Maria do Carmo I 

“Os jovens são nosso futuro, e precisamos prepará-los para que esse seja um bom futuro, sobretudo para esta e para as próximas gerações”. A fala é da senadora Maria do Carmo Alves (PP) ao defender a relevância da presença da juventude na vida política. “Temos visto uma preocupante descrença dos jovens na política. Sabemos que há motivos para isso, mas não podemos esquecer que essa mesma política é um instrumento de transformação social”, disse.

 

Maria do Carmo II

Para ela os jovens precisam ser estimulados e compreender o seu poder, enquanto cidadãos, para a construção de um Brasil melhor. “Infelizmente, vemos certa apatia, quando analisamos, por exemplo, os dados do IBGE que dão conta de que o eleitorado de 16 e 17 anos caiu 62% nos últimos dez anos. Isso nos causa grande preocupação”, afirmou. 

 

Maria do Carmo III

Para Maria, o Jovem Senador, cuja edição deste ano contou a participação do estudante Cauã Carvalho de Oliveira, aluno do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, é um projeto fundamental para que os jovens, não só conheçam mais sobre o Poder Legislativo, mas compreendam a importância de se inserirem em processos políticos. 

 

Projeto 

O representante de Sergipe foi selecionado para participar da iniciativa, através de um concurso de redação, cujo tema foi “200 anos de independência: lições de história para a construção do amanhã”, realizado em todos os Estados para definir quem representará a unidade federativa no projeto. 

 

João Marcelo I

O deputado João Marcelo (PT) recebeu a visita de vereadores de Nossa Senhora das Dores para tratar de demandas relacionadas ao município. “Sempre afirmei que o nosso mandato na Alese está à disposição para contribuir com o desenvolvimento de todos os municípios sergipanos, mas com um olhar especial para minha cidade que tanto amo e quero bem, que é Nossa Senhora das Dores”, afirmou João Marcelo.

 

João Marcelo II

Durante a reunião, o deputado informou que vai destinar uma emenda parlamentar para Dores. "Serão R$ 150 mil voltados para a melhoria da saúde e de outros serviços públicos no município. Fico extremamente feliz em encaminhar esses recursos que serão convertidos em benefícios para os dorenses", salientou João Marcelo.

 

João Marcelo III

O deputado agradeceu a visita dos vereadores e se comprometeu com as pautas debatidas. "Uma satisfação receber os parlamentares do município para discutir a melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Um diálogo respeitoso e cordial, priorizando sempre o crescimento de Nossa Senhora das Dores", ressaltou. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Dores, Catatau; e os demais vereadores Lucas Lima, Nininho do Sindicato, Hermerson das Cruzes, Gilson de Valdemar e Vandinho da Sucupira.

 

Geraldo apoia Rodrigo

Através das redes sociais, o vereador de Simão Dias, Geraldo Macêdo (PSB), anunciou o deputado Rodrigo Valadares (União Brasil) como o seu pré-candidato a deputado federal no pleito vindouro. “Rodrigo é o nome mais próximo da nossa realidade, dos nossos anseios e se predispõe a nos ajudar nas demandas em prol do nosso povo”, destacou o edil.

 

Aliança

Geraldo afirmou os motivos para o fechamento da aliança política. “Firmamos essa parceria para buscarmos um espaço mais amplo na Câmara dos Deputados, consolidando realizações que mudarão a vida de muitas pessoas em nossa terra. A caminhada é o passo inicial para obtermos o resultado esperado”, concluiu o parlamentar simãodiense.

 

Olha o TCE!

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) formalizou sua adesão ao Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que tem o objetivo de ampliar a transparência da administração pública e contribuir para a prevenção da corrupção e o fortalecimento da democracia.

 

Flávio Conceição

Com participação de Cortes de Contas de todo o país, a iniciativa permitirá o mapeamento de portais da administração pública das três esferas de governo, além dos mantidos pelas próprias instituições de controle externo. “É um trabalho fundamental de estímulo à cultura da transparência em todos os níveis”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Flávio Conceição, ao elogiar o trabalho conjunto do Sistema Tribunais de Contas. 

 

Transparência Pública

Entre os projetos que integram o Programa estão o Levantamento Nacional, o Radar Nacional e a instituição do Mês da Transparência Pública, com abrangência para todos os estados e municípios brasileiros. No TCE de Sergipe, a fiscalização dos portais da transparência compete à Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), através da Coordenadoria de Auditoria Operacional. 

 

Ana Stella

"A transparência é uma grande conquista da sociedade brasileira e o PNTP reforça a importância da participação do TCE/SE no controle da qualidade dos portais de transparência de suas unidades jurisdicionadas, permitindo que o cidadão sergipano tenha acesso a dados e informações de seu interesse”, destaca a diretora da Dceos, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto. 

 

Acordo Plurilateral

O Programa é fruto de um acordo plurilateral entre os Tribunais de Contas, a Atricon e instituições como o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). Durante as tratativas entre o TCE/SE e a Coordenação Nacional do Programa, foi realizada uma reunião entre as equipes técnicas para alinhamento de providências. 

 

Atricon & TCE/SE

Representaram a Atricon, Elisa Cecin Rohenkohl (TCE/RS), Risodalva Beata de Castro (TCE/MT), Volmar Bucco Junior (TCE/MT) e Willian Gomes Pereira Junior (TCE/MT), que integram o Grupo de Trabalho em nível nacional. Já pelo TCE/SE, participaram da reunião o coordenador de Auditoria Operacional, Fernando Monteiro Marcelino; o analista de controle externo I, Saulo Amorim e a analista de controle externo II, Vanessa Resende.

 

Fernando Marcelino I

“A equipe técnica do TCE/SE está mobilizada para a realização das atividades de fiscalização da transparência do ciclo 2022, compatibilizando os critérios do PNTP/Atricon ao regramento e procedimentos estabelecidos na Resolução TCE/SE nº 311/2018, Orientações Técnicas e Manual Operacional do TCE/SE”, conclui Fernando Marcelino.

 

Fernando Marcelino II

O coordenador acrescenta ainda que, “nesse primeiro momento, em Sergipe, não haverá necessidade de preenchimento do questionário da Atricon pelos entes Federativos (Estado e Municípios); a própria equipe do TCE/SE promoverá a validação dos critérios do Programa em virtude de já possuir método e uma métrica (matriz de fiscalização), enfatizando que eventuais diferenças de critérios e pontuações serão tratadas durante a vigência do Programa”. Os cidadãos e gestores públicos que queiram se aprofundar sobre os critérios do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) podem acessar a cartilha disponibilizada pela Atricon.

 

Alô Simão Dias!

Feito o registro do direito de resposta na publicação anterior solicitando pelo secretário municipal de Administração, Claudiano Soares (Pequeno Soares), este colunista pontua que comentou sobre o encaminhamento das licitações realizadas pelo município. Só que a Prefeitura de Simão Dias findou se manifestando sobre coisas distintas e desconexas.

 

Objetivamente falando...

O município se referiu na resposta sobre questões relacionadas a empresas já contratadas; o que este colunista trouxe neste espaço foi sobre denúncias de empresas participantes de licitações que vêm tendo seus direitos legais supostamente subtraídos por conta de algumas “interpretações”...

 

Anota aí, secretário!

A coluna está falando da Comissão de Licitação que, em suas “interpretações”, finda beneficiando algumas empresas supostamente “prediletas” em detrimento das demais que, geralmente, possuem capacidade comprovada e, ainda assim, não fazem parte do rol das que hoje realizam/fornecem/prestam serviços ao ente público. Apesar da boa intenção e transparência do secretário, ele falou de uma coisa e a coluna questiona outra...

 

Mendonça Prado

O PTB de Sergipe anuncia, para o próximo dia 14, a partir das 16 horas, no auditório da CDL de Aracaju, no bairro São José, o lançamento da pré-candidatura do ex-deputado e advogado Mendonça Prado para o Senado da República. Além do compromisso com a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, Mendonça compõe a chapa majoritária do PTB com João Fontes (PTB) como pré-candidato a governador e Denise Leal para vice.

 

Olha o Sebrae!

O Sebrae promove nesta quarta-feira (13), a partir das 7h30, em seu auditório, um encontro para apresentar aos profissionais da contabilidade soluções para melhorar o gerenciamento de seus negócios e de clientes. O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), é gratuito e destinado às empresas de contabilidade ativas em Sergipe.

 

Inovação nos negócios

Durante o encontro, os empreendedores poderão conhecer diversos programas e serviços oferecidos pelo Sebrae para melhorar a produtividade das empresas, como os Programas Brasil Mais e Sebrae na Sua Empresa, além do Sebratec, que disponibiliza soluções para promover a inovação nos negócios, como a criação de sites, identidade visual, marcas e projetos de design de fachadas e ambientes.

 

Consultorias

Outro serviço que será apresentado aos profissionais da contabilidade são as consultorias gerenciais sobre diversos temas, como marketing, finanças, crédito, vendas e planos de negócio. Os interessados em participar do evento podem realizar a inscrição gratuitamente pelo site www.se.sebrae.com.br. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.

 

Danielle Garcia I

Ao visitar os municípios de Boquim e Santa Luzia do Itanhi, a delegada Danielle Garcia (Podemos) defendeu a necessidade de investimentos nos potenciais econômicos do estado. Na conversa com a população, a pré-candidata ao Senado também reforçou o compromisso de atuar pela melhoria da qualidade de vida dos sergipanos.

 

Danielle Garcia II

"É com esse diálogo constante que estamos fortalecendo nossa pré-candidatura a senadora por Sergipe. Queremos defender no Congresso principalmente, as pautas do nosso estado, contribuindo na captação de recursos que sejam convertidos em melhorias para os sergipanos", salientou Danielle.

 

Danielle Garcia III

A pré-candidata destacou a necessidade de investimentos nas atividades econômicas do estado. "A exemplo da citricultura, que carece de investimentos. Boquim já foi uma das maiores produtoras de laranja do Nordeste e com incentivo e auxílio, corretos do poder público tem potencial para voltar a esse patamar, gerando emprego e renda na região", frisou a delegada.

 

Potencial turístico

Na passagem pelo povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhi, Danielle Garcia também apontou o potencial turístico do estado para alavancar a economia. "Temos vários locais em Sergipe, mas falta um programa efetivo para estruturação e divulgação que torne os locais atrativos para os turistas. Vamos buscar os recursos para isso e cobrar ao Estado que faça a sua parte", ressaltou.

 

Cumbe, Cumbe...

A velha estratégia de arrastar pelo prazo máximo possível um certame licitatório e tentar, no decorrer desse espaço de tempo, fazer ajustes para supostamente “beneficiar parceiros” que já foram identificados por vários licitantes, estaria em prática pela Comissão de Licitação do município. A coluna está acompanhando e vai aguardar o “desfecho” desse “procedimento arrastado” e publicaremos aqui, passo a passo, todas as “conduções” supostamente equivocadas por parte desta Comissão...

 

Alô Emsurb!

Chega a ser indecente o que constantemente vem acontecendo nas feiras livres de Aracaju. Feirantes e consumidores já não aguentam mais e o Ministério Público, órgão fiscalizador e que já deveria ter tomado providências e chamado o feito à ordem, apenas assiste a tudo, “em cima do muro”! Os descumprimentos contratuais são absurdos, sem contar as denúncias de maus tratos. Há ainda quem deboche dos denunciantes...

 

Vale aguardar...

Para ajudar o Ministério Público a ter um pouco mais de mobilidade, este colunista trará, na íntegra, procedimentos “legais” e “contratuais” praticados nessa relação que envolve os espaços públicos e a exploração indevida/irregular da parte contratada. Alô Emsurb! Alô prefeito Edvaldo Nogueira!

 

Alô São Cristóvão!

O Ministério Público de Sergipe notificou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, para esclarecer o valor despendido com locação de equipamentos para enfrentamento da Covid-19 no montante de R$ 2,3 milhões. Para o vereador Neto Batalha (PP), este montante teria sido superfaturado, se comparando com outros municípios. Com a palavra a Prefeitura de São Cristóvão...

 

Neto Batalha I

O aluguel se refere a grades de contenção que serviram de barreira sanitária para o controle e combate da Covid-19, no período de março de 2020 a março de 2022. Segundo o vereador, houve uma longa e minuciosa investigação, na qual apontou a locação dos materiais com preço até 20 vezes maior que a média de mercado durante a pandemia, totalizando um prejuízo aos cofres públicos acima de R$ 2 milhões.

 

Neto Batalha II

Ainda de acordo com o parlamentar, o processo investigatório começou após o indeferimento de dois requerimentos apresentados na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, os quais buscavam informações sobre os valores repassados pelo Governo Federal durante a pandemia. “Com o estado de emergência em todo o país, os municípios foram autorizados a realizar contratações emergenciais com flexibilização do processo legal, uma situação atípica que gerou desconfiança em vários contratos celebrados pelas prefeituras. E aqui não foi diferente. Então, decidi provocar o Legislativo que surpreendentemente barrou minhas indagações”, revela.

 

Luciano Pimentel I

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) visitou o Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) para dialogar com a diretoria da instituição e colocar o mandato à disposição da unidade de saúde na busca de ações que assegurem a manutenção dos serviços prestados à população sergipana.  

 

Luciano Pimentel II

“O Santa Isabel possui 122 anos de história e se transformou em referência na cirurgia geral (ginecológica e pediátrica), atenção ao parto, nascimento e pediatria (urgência e emergência). Por isso, me reuni com a diretoria para conhecer um pouco mais do magnífico trabalho que essa instituição desenvolve em benefício do povo sergipano", disse Luciano Pimentel.

 

Luciano Pimentel III

Por compreender a importância do HMSI para Sergipe, há dois anos o parlamentar destina recursos para unidade de saúde. "Já direcionei cerca de 132 mil reais em emendas para aquisição de materiais permanentes, cadeiras de rodas, macas hospitalares e manutenção da unidade especializada de saúde. Mais uma vez, coloquei o nosso mandato à disposição do Santa Isabel, porque entendo que precisamos caminhar de mãos dadas para ajudar essa entidade", frisou Luciano Pimentel.

 

Débora Leite I

De acordo com a presidente do Santa Isabel, Débora Leite, a direção está se reunindo com parlamentares federais, estaduais e municipais para apresentar o funcionamento do HMSI, com intuito de reaproximar a instituição dos gestores públicos e obter o apoio na interlocução com o Governo e o Município para salvaguardar a garantia de acesso da população aos serviços prestados pelo hospital e maternidade.

 

Débora Leite II

“Esse é um trabalho relevante, principalmente porque a gente está vivenciando uma mudança no nosso contrato, com uma previsão de subtração de serviços. E a filantropia vem nas lacunas da rede pública. Então, o que Santa Isabel pode ajudar? Qual serviço não está sendo ofertado? É essa construção que o hospital quer fazer e por isso que nós precisamos da presença dos parlamentares aqui, para ter essa interlocução com os gestores", explicou Débora Leite.

 

Sergipe Parque Tecnológico

Considerado um celeiro de novas empresas no Estado, o Sergipe Parque Tecnológico acaba de lançar um novo processo de seleção para empresas de tecnologia e inovação que desejam se abrigar na estrutura do parque. O edital é voltado para empresas de base tecnológica ou startups nas áreas de biotecnologia, energia e sustentabilidade, healthtech, agritech, fintech e/ou T.I.C. Uma das novidades é a sala de jogos que conta com diversas atividades para entretenimento dos residentes. O valor do aluguel do metro quadrado para as empresas é de apenas R$ 25.

 

Thalles Carvalho

Para o gestor de inovação do parque, Thalles Carvalho, o novo processo está mais simples e desburocratizado. “Estamos falando de um modelo mais “enxuto” sobre como se instalar no SergipeTec, buscando cada vez mais agilidade no procedimento e transparência para as empresas. Desejamos ter uma relação de longo prazo e atrair startups que queiram impactar de verdade o ecossistema, fazer parte, por isso o novo procedimento”, destacou Thalles.


Benefícios

Além de vigilância 24 horas e um sistema completo de monitoramento eletrônico, o SergipeTec oferece salas privativas a partir de 20 m², salas de reunião, treinamento e capacitação, auditório climatizado com wifi, sistema de som e multimídia, área de convivência com quiosques e estacionamento. O Parque também concede mentoria às empresas na realização de contatos dentro do ecossistema de inovação, reuniões periódicas para promover encontros entre as empresas instaladas e facilitar possíveis parcerias, visibilidade às empresas residentes com divulgação no site do SergipeTec, redes sociais e assessoria de imprensa. 


Alô Barra!

A Prefeitura da Barra dos Coqueiros, através da Secretaria de Serviço Social, inaugurou um Ponto de Atendimento do Instituto de Identificação. O serviço é fruto de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) e, a partir de agora, os barracoqueirenses não precisam mais se deslocar para outra cidade para confeccionar a Carteira de Identidade.

 

Rubens Feitosa

O secretário de Defesa Social, Rubens Feitosa, ressaltou que a instalação do ponto é oriunda de investimento da Prefeitura da Barra dos Coqueiros em prol da comunidade. “Trabalhamos para trazer este convênio e o benefício para a sociedade. O prefeito não mediu esforços para instalar este posto no município. Quem tem a ganhar são os barracoqueirenses, que agora podem resolver sua documentação próximo à sua casa. Eu quero agradecer a todos do Instituto e também a minha equipe pelo trabalho para realizarmos esta demanda”, diz.

 

Alberto Macedo

De acordo com o prefeito Alberto Macedo, a inauguração do Ponto do Instituto de Identificação atende uma antiga demanda dos barracoqueirenses. “Essa é uma obra aparentemente simples, mas de grande importância para a comunidade barracoqueirense, que não mais precisará se deslocar até Aracaju para emitir o documento de identidade. A partir de agora, nossos cidadãos serão melhor assistidos, por meio de um atendimento fácil, rápido e bem localizado”, destaca.

 

Jenilson Gomes

O diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, acrescentou que a população da Barra dos Coqueiros passa a contar com um ponto de atendimento fixo, que funcionará durante todos dias úteis da semana. “Esse é um serviço extremamente procurado e, a partir de agora, a Prefeitura leva para mais próximo do cidadão, inclusive de uma forma perene, fugindo daquele antigo conceito, no qual o Instituto de Identificação vinha aqui esporadicamente e fazia um mutirão”.

 

Senac Sergipe

Os alunos do Curso de Estilistas de Moda do Senac Sergipe idealizaram um Desfile de Moda com uma proposta focada no Slow Fashion, uma alternativa sustentável à moda globalizada. O Projeto Integrador Fashion ITY visa fomentar um movimento de Moda autoral sergipana, apresentando novos estilistas, concludentes do curso. O projeto foi desenvolvido e executado pelos alunos da turma de 2022/1 e deseja fortalecer o cenário atual da moda no Estado.

 

Naira Melo

De acordo com Naíra Melo, aluna do curso,  o tema slow fashion surgiu a partir de um novo olhar social por uma moda mais consciente. "Ao analisar o cenário atual do fast fashion e a relação direta desse movimento com os níveis de poluentes têxteis vimos a necessidade de pensar em algo focado na direção contrária. Daí surgiu a ideia de trabalharmos com a moda lenta, que nada mais é do que uma produção em menor escala, visando preservar a natureza, respeitando as pessoas e os animais, implantando um consumo consciente. Trazemos então esse tema tão pouco abordado para nossa passarela, com o intuito de fazer não só uma moda melhor, respeitando o nosso planeta", pontua.  

 

Karinne Sá

“Fiquei muito feliz com a iniciativa dos alunos em trazer esse tema tão discutido no panorama mundial, mas tão longe de uma realidade local. Trazer esse tema para dentro da sala de aula, para esses novos profissionais inseridos no mercado, é de suma importância,  não só por pensar em uma moda sustentável como também a valorização por uma moda autoral e autêntica para o cenário sergipano", ressalta a professora e consultora de moda, Karinne Sá. O evento, exclusivo para convidados, acontece no dia  22 de Julho, às 18h, no auditório do Senac, em Aracaju.

 

Jéssica Dantas em Aracaju

Jéssica Dantas irá participar da Mostra de Artes Visuais do X Festival Cultural do Brasil, de 27 de julho a 10 de agosto em Aracaju. Nascida na capital sergipana, a artista visual autodidata (@ayiskah) tem um trabalho voltado ao blackwork e procedimentos técnicos oriundos desse universo. Participou de projetos e eventos nacionais e internacionais como a Pixel Show, em 2019. A inspiração para os traços vem da conexão com a espiritualidade e ancestralidade indígena e africana.

 

Mostra em Viena

A Mostra de Artes Visuais sobre o Bicentenário da Independência do Brasil pelos olhares atentos de 33 artistas brasileiros acontecerá em Aracaju, na Casa de Cultura Brasil Áustria, e segue para Viena, capital austríaca, onde estará em exibição na Jan Arnold Galery, no Museumsquartier, do dia 19/09 a 30 de setembro. As duas exibições fazem parte da 10ª edição do Festival Cultural do Brasil.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc