Os milagres da música. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 17 de Novembro, 2023

 

Itabaiana relizará hoje, (14 de novembro), as 20 horas, no anfiteatro da Praça Chiara Lubich, o terceiro Festival Itabaianense da Canção.

Itabaiana festejará a entrada do feriado da República, com música, sensibilidade e alegria.

A música acompanha a história em Itabaiana, desde 1745.

Itabaiana primeiro foi um Arraial (1606), depois a Freguesia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana (1675), e finalmente Villa, em 1697, como nos ensinou Vladimir Carvalho.

Itabaiana foi Aldeia por trezentos anos. Só virou cidade no final do Dezenove, em agosto de 1888.

Até a primeira metade do século XX, Itabaiana foi uma cidade rural, sufocada pela pobreza. O grupo escolar só chegou em 1936. Ganhou o status de celeiro de Sergipe.

Com a chegada da BR-235 (com Getúlio Vargas) e do Ginásio Murilo Braga (com José Rollemberg Leite), inicio da década de 1950, explodiram os transportes e o comércio. Itabaiana se transformou num empório, um entreposto comercial. Passou a correr dinheiro e atraiu muita gente. A guerra comercial comandou a política.

A cultura limitava-se as festas religiosas. Fora da igreja nada, ou quase nada. A cultura em Itabaiana tem alicerces religiosos. A cultura vivia sob a tutela da igreja.

Com a chegada do capitalismo mercantil, a Igreja reduziu a sua influência cultural. No Século XXI, Itabaiana se tornou a maior cidade do Interior de Sergipe e está deixando de ser somente um empório comercial.

A cultura procura os seus espaços: a Academia de letras, universidades, feira de livros, Bienal, Festival da Canção, associação de peregrinos, grupos de ciclistas, orquestra sinfônica, teatro, dança, artes plásticas, imprensa atuante, etc.

Itabaiana é a cidade dos milagres. A centenária religiosidade renasceu, com a canonização de Santa Dulce dos Pobres. O principal milagre comprovado, ocorreu em Itabaiana.

O turismo religioso será o próximo passo, no caminho do desenvolovimento. Na verdade, o turismo eco religiosos desponta, se impõe, será uma nova locomotiva. A Serra, o Parque dos Falcões, a Ermida e, em breve, um Santuário deslumbrante. Por enquanto.

A Cultura constroi as narrativas dentro das tradições. Religiosidade não se cria por decreto nem planejamento governamental. Em Itabaiana, a religiosidade está na alma atávica do povo.

No último censo, Itabaiana foi a 27ª cidade brasileira com menos ateus, menos de 3%. Mesmo assim, muitos desses ateus declarados não são praticantes. Quando o sapato aperta, eles são os primeiros a clamarem por Deus.

O núcleo essencial da Cultura é o ornamental. A Cultura está situada além da funcionalidade e da utilidade. Hoje, 14 de setembro, Itabaiana realizará o seu Terceiro Festival da Canção. A terra da música estará em festa.

A música é ultimo vestígio da memória dos pacientes com Alzheimer. Quando o esquecimento avança, a música resiste. Os dementes, em estágio terminal, ainda balançam retimadamente o corpo, ao som de musicas lembradas.

A música em Itabaiana nasceu na sacristia e no coro da igraja.

A desconhecida alma humana, reconhe e acolhe a música. Os hinos louvam a paz e a guerra, a vida e a morte, o amor e o ódio, a salvação e a perdição. A música cura e enferma, alegra e entristece, induz a mania e a melancolia.

Somos uma terra com duas Filarmônicas. Uma delas, a Nossa Senhora da Conceição, possui uma Orquestra Sinfônica, composta por músicos locais, a maioria ex alunos. Sem querer ostentar, a Filarmonica Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 1745, no seio da igreja.

O Festival da Canção será um momemnto do ócio contemplativo do belo, um momento de escuta. A Itabaiana que não descansa e não dorme, vai parar, para apreciar os seus artistas, os seus menestreis e os seus compositores.

A Cultura nasce e se cria nas festas, nos momentos de ócio e contemplação.

Antonio Samarone – Secretário da Cultura de Itabaiana.

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc