A História Requentada. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 11 de Março, 2022



 

A Lei 1.165, de 12 de março de 1963, criou o município de Moita Bonita, desmembrando-o de Itabaiana. A iniciativa dividiu de forma odienta a lendária família Paes Mendonça.

Em seu êxodo da Serra do Machado a família Paes Mendonça tomou caminhos diferentes: Euclides, Mamede e Aurelino foram para Itabaiana; José para o Sertão da Bahia e Pedro para Ribeirópolis. Euclides, Mamede e Aurelino montaram padarias em Itabaiana.

Euclides Paes Mendonça depois botou um armazém, entrou para a política, acumulando uma grande fortuna. Quando foi assassinado (1963), era o mais rico entre os irmãos.

Mamede Paes Mendonça foi para Salvador e fundou a bem-sucedida rede “Paes Mendonça” de supermercados. A padaria de Aurelino foi vendida a Heleno Bacalhau, o melhor pão cilindro de minha infância,

Pedro Paes Mendonça botou uma bodega e uma bomba de gasolina em Ribeirópolis. Depois Pedro cria armazéns de secos e molhados, se mete em política e migra para Recife, organizando o Grupo Bom Preço.

Onde entra a Moita Bonita na história familiar dos Paes Mendonça?

Euclides assumiu a liderança política em Itabaiana, tornando-se o Coronel mais prestigiado da UDN Sergipana. Pedro também entrou para a política, elegendo-se Deputado Estadual em 1958, com o apoio do irmão.

Pedro pensou em criar um município, nas imediações da Serra do Machado, desmembrando de Itabaiana e dividindo o território de comando político do irmão. A inimizade estava feita.

Talvez por conta da briga com o irmão, Pedro Paes Mendonça não se elegeu deputado em 1962, ficando na condição de suplente. Mesmo sem mandato, Pedro não desistiu da ideia do novo município. Já inimigo do irmão e derrotado na política, a iniciativa virou uma obsessão vingativa.

A eleição de Seixas Dória (PSD/PR) para o governo de Sergipe (1963), fragilizou os poderes de Euclides Paes Mendonça em Itabaiana.

Mesmo tendo sido eleito a Deputado Federal e o filho a Deputado Estadual, Euclides perdeu o comando da Polícia Militar e do Fisco, indispensáveis respectivamente para o exercício da violência e comando do livre jogo do contrabando.

Até aqui está tudo registrado, sem novidades. O jornalista Claudio Nunes postou em sua prestigiada coluna o depoimento consistente do senhor Humberto Costa, uma versão diferente, divergente com a historiografia Itabaianense.

Humberto é membro da prestigiosa família Costa que governa a Moita Bonita “in saecula saeculorum.”

Pedro Paes Mendonça, sem mandato, procurou os amigos na Assembleia para assinar a petição criando o município da polêmica. Na versão de Humberto Costa, quem patrocinou a iniciativa parlamentar foram os deputados Nivaldo dos Santos e Durval Militão. Na historiografia de Itabaiana a iniciativa tinha sido de Filadelfo Dória.

Humberto Costa ainda acrescentou: quando Euclides Paes Mendonça soube que Filadelfo, filho do Velho Othoniel Doria, político com raízes em Itabaiana, ia votar a favor, botou Filadelfo para correr de Itabaiana.

Humberto Costa em seu texto, apresentou um fato que confirma a contrariedade de Euclides com criação do município. Um fato novo nessa briga fratricida, que terminou em sangue: Euclides mandou um amigo, Juiz de Direito, com uma proposta indecente para que o Deputado Nivaldo dos Santos retirasse a propositura: “um cheque em branco assinado, para o deputado preencher com quanto quisesse.”

Claro, o deputado não aceitou. Propina em cheque e tendo um Juiz de Direito como testemunha, só as astúcias do povo de Itabaiana.

Pedro Paes Mendonça reuniu meia dúzias de amigos para decidir o nome e a localização da sede do novo município. Ignoraram a existência do Capunga, um povoado centenário e bem estruturado e botaram a sede no sítio Alto dos Coqueiros, com meia dúzia de casas e uma bodega.

Batizaram a nova cidade de Moita Bonita. Em Itabaiana já existia um povoado com o nome de Moita Formosa.

A Inimizade entre os Irmãos Paes Mendonça azedou com a criação da Moita Bonita.

Em 08 de agosto de 1963, Euclides Paes Mendonça e o filho foram assassinados em praça pública, pouco tempo depois, em 24 de novembro de 1963, Pedro Paes Mendonça tomou posse como o primeiro Prefeito de Moita Bonita.

Pelo sim, pelo não, pouco tempo depois Pedro Paes Mendonça migrou para Pernambuco, fundando a Rede Bom Preço.

De lá para cá, a Moita Bonita cresceu e embelezou!

Antonio Samarone (médico sanitarista)

O que você está buscando?

google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc api.clevernt.com/3ed9a8eb-1593-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/ google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc UA-190019291-1 google-site-verification=GspNtrMqzi5tC7KW9MzuhDlp-edzEyK7V92cQfNPgMc