A Gestão Pública em Sergipe. (por Antonio Samarone)

Antonio Samarone, 10 de Junho, 2021

Os indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida foram negativos em Sergipe, nos últimos 20 anos. O que ocorreu? Claro, não existe uma resposta simples.

Levanto a suspeita, que a qualidade da gestão pública tem uma parte da responsabilidade.

Tivemos a infelicidade de sucessivos Governos indigentes, de poucas ideias e raras iniciativas. Nada criativos. Nenhuma obra estruturante. Políticos sustentados pela máquina, cargos e mimos, através de benesses e favores aos correligionários.

Tudo muito distante das necessidades de Sergipe.

Os “novos”, que entraram na política falando mal da política, descobriram cedo que existe uma mina de ouro nas tetas públicas, e trataram de reservar as suas pepitas. Não digo que piores que os antigos, pois estaria exagerando. Iguais!

Deixando de lado as minhas preferencias ideológicas, no último meio século, Sergipe teve dois gestores profícuos: Augusto Franco foi um bom governador e João Alves Filho um estadista.

Tiveram outros mais ou menos.

Marcelo Déda foi um bom político, mas não teve tempo de mostrar-se um bom gestor.

De uns tempos para cá, a gestão pública degringolou.

Entre os últimos Prefeitos sergipanos, destaco como gestores qualificados os Prefeitos de Aracaju e Itabaiana, Edvaldo Nogueira e Valmir de Francisquinho. Peço desculpas por ter esquecido um ou outro, por desinformação.

A situação de Sergipe é dramática! Teremos sucessão estadual no próximo ano.

Claro, quem define as chances eleitorais é a política. Os critérios de escolha não são objetivos. Eleição não é uma análise de currículo.

Ressalto a existência de lideranças políticas destacadas em Sergipe, que nunca foram nem Prefeito nem Governador e que podem pedir uma chance ao eleitorado.

Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri são os mais evidentes. Entre os gestores, Edvaldo Nogueira é um forte candidato.

O pleito ainda está distante e podem surgir novidades. A política é cheia de surpresas.

Sergipe precisa acertar na escolha.

Antonio Samarone. (médico sanitarista)

O que você está buscando?